???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4607
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Santos, Rosana Cavalcanti Maia-
dc.creatorEvangelho, Bianca Vasconcelos do-
dc.date.accessioned2019-10-23T16:18:05Z-
dc.date.available2019-10-23-
dc.date.available2019-10-23T16:18:05Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.identifier.citationEVANGELHO, Bianca Vasconcelos do. EO processo ensino – aprendizagem de ondulatória fundamentado na teoria da aprendizagem significativa crítica: uma proposta para o ensino médio. 147 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4607-
dc.description.abstractIn this Work of Completion of Course emphasize the importance of the Ondulatory content, the breakdown of the linear structure of the curriculum contents, as well as to propose new strategies that potentiate and promote a learning in fact significant and contextualized with the daily life of the student. Thus, Potentially Significant Teaching Units (LPS) were used, which are based on Moreira's Theory of Critical Significant Learning (TASC) (2010) and Ausubel's Theory of Significant Learning (TAS) (MOREIRA, 1999), order to provide such meaningful learning. The LIFOs were implemented in a second-year night class at a public institution in the municipality of Bagé/RS, in the form of classes based on resources such as: interdisciplinarity, games, simulations, experiments, among other didactic resources. For the analysis of the viability of Critical Significant Learning from the proposed LIFO we used the qualitative methodology of research. Therefore, the data were collected from the recording of the classes, questionnaires, in addition to pre and post-tests. At the end of the implementation, it was observed that students used their previous knowledge to ask questions, answer questions, acquired criticality about wave contents, and demonstrated that through game and experiments they understood physical contents and concepts. In this context, it was verified through the analysis of the data that the proposal evidenced and gave the students a significant learning, a little below the expected, however for a schedule of eleven lessons already becomes significant.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOndulatóriapt_BR
dc.subjectTASCpt_BR
dc.subjectTASpt_BR
dc.subjectUEPSpt_BR
dc.subjectEstratégias didáticaspt_BR
dc.subjectOndulatorypt_BR
dc.subjectPMTUpt_BR
dc.subjectDidactic strategiespt_BR
dc.titleO processo ensino – aprendizagem de ondulatória fundamentado na teoria da aprendizagem significativa crítica: uma proposta para o ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Pedro Castro Menezes Xavier de Mello e-
dc.contributor.referee1Santos, Rosana Cavalcanti Maia-
dc.contributor.referee2Lucchese, Márcia Maria-
dc.contributor.referee3Dorneles, Pedro Fernando Teixeira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoNeste Trabalho de Conclusão de Curso propomos ressaltar a importância do conteúdo de Ondulatória, a quebra da estrutura linear dos conteúdos curriculares, bem como propor novas estratégias que potencializem e promovam uma aprendizagem de fato significativa e contextualizada com o cotidiano do aluno. Assim, foram utilizadas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), que são fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC) de Moreira (2010) e a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel (MOREIRA, 1999), a fim de propiciar tal aprendizagem significativa. As UEPS foram implementadas em uma turma de segundo ano do noturno de uma instituição pública de ensino do município de Bagé/RS, na forma de aulas baseadas em recursos como: interdisciplinaridade, jogos, simulações, experimentos, entre outros recursos didáticos. Para a análise da viabilização da Aprendizagem Significativa Crítica a partir da UEPS proposta recorremos à metodologia qualitativa de pesquisa. Portanto, os dados foram coletados a partir da gravação das aulas, questionários, além de pré e pós-testes. Ao término da implementação observou-se que os alunos utilizaram por inúmeras vezes seus conhecimentos prévios para fazer perguntas, para responder perguntas, adquiriram criticidade sobre os conteúdos de ondulatória, bem como, demonstraram que através do jogo e dos experimentos compreenderam conteúdos e conceitos físicos. Neste contexto, verificou-se através da análise dos dados que a proposta evidenciou e proporcionou aos alunos uma aprendizagem significativa, entretanto, um pouco abaixo da esperada. Assim, como perspectivas futuras, ressalta-se a importância e necessidade de pesquisas na área do ensino de Física que busquem a utilização de UEPS para o ensino e aprendizagem de Ondulatória a longo prazo, a fim de, oferecer novas inferências sobre o tema.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Física

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Bianca Evangelho 2017.pdf1.87 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???