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dc.contributor.advisor1 | Camargos, Moacir Lopes de | - |
dc.creator | Vieira, Lilia de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-23T14:35:18Z | - |
dc.date.available | 2019-10-23 | - |
dc.date.available | 2019-10-23T14:35:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-26 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Lilia Lima. MST, só a luta faz valer: semeando uma prática educativa “outra”. 159 f. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4601 | - |
dc.description.abstract | El Movimiento de los trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) ha sido un escenario para muchas investigaciones científicas en los más variados campos del saber (ciencia política, educación, lingüística, sociología, etc.), lo que evidencia la relevancia de este movimiento en la coyuntura política y social que vivimos como sociedad. Esta investigación tiene por objetivo promover la visibilidad y valorización de las diferentes prácticas educativas presentes en una comunidad perteneciente al MST, denominada de Asentamiento Conquista del Jaguarão, ubicada en el interior del municipio de Aceguá/ RS. La metodología seleccionada y que nos auxilia en el proceso de escritura de esta investigación es la metodología de la narrativa, la cual posibilitó la evaluación de los materiales producidos, tales como videos, fotos y enunciaciones “otras” pautadas en la experiencia de la investigadora y de los encuestados. Esta investigación también promueve un diálogo teórico, teniendo como principales referencias las reflexiones de Freire (2018) y Bakhtin (1986), en que buscamos discutir las posibles contribuciones teóricas de estos autores para pensar y reflexionar sobre las diferentes prácticas educativas vigentes en la comunidad estudiada, la ideología presente en este colectivo y qué signos lingüísticos son representativos para los militantes. En el análisis comprendemos que los militantes de la comunidad sin tierra anhelan un diálogo más efectivo entre escuela y militancia, a fin de promover una práctica educativa que contemple múltiples saberes y que perciba a estos sujetos como políticos, educativos, sociales y culturales. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | MST | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Diálogos | pt_BR |
dc.subject | Linguagens | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Prácticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Lenguaje | pt_BR |
dc.subject | Educación | pt_BR |
dc.title | MST, só a luta faz valer: semeando uma prática educativa “outra” | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Camargos, Moacir Lopes de | - |
dc.contributor.referee2 | Zacharias, Pâmela | - |
dc.contributor.referee3 | Caetano, Márcia | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem sido palco para muitas investigações científicas nos mais variados campos do saber (ciência política, educação, linguística, sociologia, etc.), o que evidencia a relevância deste movimento na conjuntura política e social que vivenciamos enquanto sociedade. Esta pesquisa tem por objetivo promover a visibilidade e valorização das diferentes práticas educativas presentes em uma comunidade pertencente ao MST, denominada de Assentamento Conquista do Jaguarão, localizada no interior do município de Aceguá/RS. A metodologia selecionada e que nos auxilia no processo de escrita desta pesquisa é a metodologia da narrativa, a qual possibilitou a avaliação dos materiais produzidos, tais como vídeos, fotos e enunciações “outras” pautadas na experiência da pesquisadora e dos pesquisados. Esta investigação também promove um diálogo teórico, tendo como principais referências as reflexões de Freire (2018) e Bakhtin (1986), em que buscamos discutir as possíveis contribuições teóricas destes autores para pensarmos e refletirmos sobre as diferentes práticas educativas vigentes na comunidade estudada, a ideologia presente neste coletivo e quais signos linguísticos são representativos para os militantes. Na análise compreendemos que os militantes da comunidade sem-terra anseiam por um diálogo mais efetivo entre escola e militância, a fim de promover uma prática educativa que contemple múltiplos saberes e que perceba estes sujeitos como políticos, educativos, sociais e culturais. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Ensino de Línguas |
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DIS Lilia Lima 2019.pdf | 10.46 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? | |
PRODUTO PEDAGÓCIO.pdf | 844.08 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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