Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aranda, Silvana Maria-
dc.creatorNascente, Luciana Souza-
dc.date.accessioned2019-10-16T12:51:29Z-
dc.date.available2019-07-26-
dc.date.available2019-10-16T12:51:29Z-
dc.date.issued2019-07-11-
dc.identifier.citationNASCENTE, Luciana Souza. O que dizer sobre o planejamento dos momentos de brinquedo e brincadeira em duas escolas municipais de educação infantil de Jaguarão? 22p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4581-
dc.description.abstractEl juguete y el juego son fundamentales para el desarrollo cognitivo, afectivo y social del niño. Ya existen innumerables estudios teóricos sobre ese aspecto, los cuales enfatizan laimportancia de que el juguete y la broma formen parte de la rutina de la Educación Infantil. Este trabajo tiene como objetivo analizar si existe una planificación previa del momento de juguete y broma y las relaciones que se establecen durante el mismo en dos clases de una escuela de educación infantil de Jaguarão/RS. Para ello, se realizaron entrevistas semiestructuras con las profesoras de las clases y también observaciones de los momentos de juguete y juegos. A partir de los análisis de las entrevistas y de las observaciones, percibimos que existe una planificación para los momentos de juguete y broma dirigida, pero una total desaparición de la figura de la profesora en la hora destinada al juguete libre.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectEducación infantilpt_BR
dc.subjectJuegospt_BR
dc.subjectPlanificaciónpt_BR
dc.titleO que dizer sobre o planejamento dos momentos de brinquedo e brincadeira em duas escolas municipais de educação infantil de Jaguarão?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Aranda, Silvana Maria-
dc.contributor.referee2Oliveira, Everton Fêrrêr de-
dc.contributor.referee3Silveira, Tatiane Mena-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO brinquedo e a brincadeira são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. Já existem inúmeros estudos teóricos sobre esse aspecto, os quais enfatizam a importância de que o brinquedo e a brincadeira façam parte da rotina da Educação Infantil. Este trabalho tem como objetivo analisar se existe um planejamento prévio do momento de brinquedo e brincadeira e as relações que se estabelecem durante o mesmo em duas turmas de uma escola de educação infantil de Jaguarão/ RS. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturas com as professoras das turmas e também observações dos momentos de brinquedo e brincadeiras. A partir das análises das entrevistas e das observações, percebemos que existe um planejamento para os momentos de brinquedo e brincadeira dirigida, mas um total desaparecimento da figura da professora na hora destinada ao brinquedo livre.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucianaSouzaNascente2019.pdfLuciana Souza Nascente 2019326.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.