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dc.contributor.advisor1Albuquerque, Margéli-
dc.creatorVicente, Denise Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-08-28T17:40:50Z-
dc.date.available2015-08-07-
dc.date.available2019-08-28T17:40:50Z-
dc.date.issued2015-07-31-
dc.identifier.citationVICENTE. Denise Rodrigues. Educação ambiental: a percepção ambiental dos professores do ensino fundamental no município de São Gabriel-RS. 2015. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Gestão Ambiental). Universidade Federal do Pampa. Campus São Gabriel. São Gabriel. 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4414-
dc.description.abstractEnvironmental education is a key component in the strategy towards sustainable development, where environmental, economic and social values need to be allies. Considering that environmental degradation is one of society's concerns, it is necessary to understand how the development of educational activities can contribute to sustainable development, which is the best ally in the formation of a citizen, so that he can be aware of their rights and duties. Based on this analysis, the teacher educators are important agents in relation to environmental issues, since they are propagators and stimulators of knowledge. The problems will lack of environmental knowledge does not exclude the elementary school teachers, since they are responsible for the initiation of environmental literacy. Making it necessary to further clarification of the matter to them. The study aimed to analyze the environmental perception of teachers from elementary school in the early grades of public schools in São Gabriel-RS based on information from active teachers in this municipality, and they are responsible for literacy in the early education. Although there are laws on Education to encourage schools and teachers to work on environmental issues, they do not guide how. Hindering the adequacy of teachers and their curriculum hardly make room for this change. In general, teachers have shown that lack knowledge of the complexity of environmental education process, which besides imparting knowledge and worry about raising awareness for conservation also involves a political and historical discussion, mobilization, construction and values skills, essential components so that the community becomes able to act and solve environmental problems.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.subjectAlfabetização Ambientalpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectEnvironmental Literacypt_BR
dc.titleEducação ambiental: a percepção ambiental dos professores do ensino fundamental no município de São Gabriel-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Beatriz Stoll-
dc.contributor.referee2Victoria, Filipe de Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3469385544914151pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA educação ambiental é um componente fundamental na estratégia rumo ao desenvolvimento sustentável, onde valores ambientais, econômicos e sociais precisam estar aliados. Considerando que a degradação ambiental é uma das preocupações da sociedade, faz-se necessário compreender como o desenvolvimento de ações educativas pode contribuir para o desenvolvimento sustentável, sendo esta a melhor aliada na formação de um cidadão, de forma que este possa ter ciência de seus direitos e deveres. Partindo desta análise, os professores são importantes agentes educadores em relação às questões ambientais, visto que são propagadores e estimuladores do saber. Os problemas relacionados à ausência do conhecimento ambiental não exclui os professores do ensino fundamental, visto que são eles os responsáveis pelo inicio da alfabetização ambiental, fazendo-se necessário um maior esclarecimento do assunto aos mesmos. O trabalho teve como objetivo fazer uma análise da percepção ambiental dos professores do ensino fundamental das séries iniciais de escolas públicas no município de São Gabriel-RS a partir de informações de docentes atuantes, sendo que são eles os responsáveis pela alfabetização no inicio da escolaridade. Embora existam leis na Educação que incentivem a escola e os professores a trabalharem as questões ambientais, estas não orientam como trabalhar. Dificultando a adequação dos professores e seus currículos que quase não abrem espaço para essa mudança. De maneira geral, os professores demonstraram que não possuem conhecimento de toda a complexidade do processo de Educação Ambiental, que além de transmitir conhecimento e se preocupar com a sensibilização para a conservação, envolve também uma discussão política e histórica, mobilização, construção de valores e habilidades, componentes essenciais para que a comunidade se torne apta a agir e resolver problemas ambientais.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Gabrielpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Gestão Ambiental

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