???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4403
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Duso, Leandro-
dc.creatorMello, Laura Freire-
dc.date.accessioned2019-08-28T14:47:23Z-
dc.date.available2017-12-02-
dc.date.available2019-08-28T14:47:23Z-
dc.date.issued2017-11-07-
dc.identifier.citationMELLO, Laura Freire. Proposta contextualizada no Ensino de Química: discutindo a temática agrotóxicos através de um jogo lúdico. 2017. 33 f. Monografia (Especialização) – Curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Educação do Campo, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4403-
dc.description.abstractThe present work presents results of a research carried out with students of the third grade of the High School of the application of a didactic sequence contextualized on Agrochemicals, in which concepts such as: green evolution, creole seed, biological control, organic production, toxicity and integrating knowledge of organic chemistry in agrochemicals. To finish the sequence, a didactic game called "Agrotoxic Trail" was applied with the purpose of discussing general topics on the subject and verifying if the application of the sequence contributed to the students' learning. At the end of the planned activities, an open-ended questionnaire was applied with the intention of assessing whether it offers a relevance to the meaning of the students' learning. In the analysis of the results it can be seen that in the activities carried out, some students found the subject to be tiring, but most of the students report that the diversified activities promote better understanding and make the class more attractive, providing a better learning and contextualizing the theme to the students. contents of Chemistry with the day to daypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectAgrotóxicospt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectScience Educationpt_BR
dc.subjectAgrotoxicpt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectDidatic activitiespt_BR
dc.titleProposta contextualizada no Ensino de Química: discutindo a temática agrotóxicos através de um jogo lúdicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Duso, Leandro-
dc.contributor.referee2Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de-
dc.contributor.referee3Luz, Fernando Albuquerque-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada com alunos da terceira série do Ensino Médio da aplicação de uma sequência didática contextualizada sobre Agrotóxicos, no qual foram discutidos conceitos como: evolução verde, semente crioula, controle biológico, produção orgânica, toxidade e integrando conhecimentos da Química Orgânica nos agrotóxicos. Para a finalização da sequência foi aplicado um jogo didático denominado "Trilha dos Agrotóxicos" com o objetivo de discutir temas gerais sobre o assunto e verificar se a aplicação da sequência contribuiu para a aprendizagem dos alunos. Ao finalizar as atividades previstas foi aplicado um questionário de perguntas abertas com a intenção de avaliar se o mesmo oferece uma relevância para a significação do aprendizado dos alunos. Nas análises dos resultados pode-se perceber que nas atividades realizadas alguns alunos acharam cansativa a discussão do tema, porém a maioria dos alunos relata que as atividades diversificadas promovem melhor compreensão e tornam a aula mais atraente, propiciando um melhor aprendizado e contextualizando o tema aos conteúdos de Química com o dia a dia.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LAURA FREIRE MELLO.pdfLAURA FREIRE MELLO 2017471.58 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???