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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Miranda, Ana Carolina Gomes Miranda-
dc.creatorOsório, Ticiane da Rosa-
dc.date.accessioned2019-08-27T15:25:13Z-
dc.date.available2019-03-22-
dc.date.available2019-08-27T15:25:13Z-
dc.date.issued2019-03-15-
dc.identifier.citationOSÓRIO, Ticiane da Rosa. Análise dos modelos didáticos pessoais de um grupo de estudantes da Educação do Campo - Licenciatura. 2019. 20 f. Monografia (Especialização) – Curso de Pós-Graduação em Especialização em Ensino de Ciências na Educação do Campo, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4398-
dc.description.abstractThis work presents a clipping of a didactic intervention developed with 14 scholars from the 2nd semester of the Field Education Course - Licenciatura of the Federal University of Pampa - UNIPAMPA, Campus - Dom Pedrito. The question that guided this study was "How can a pedagogical intervention contribute to the development of personal didactic models of the students of the 2nd semester of the Field Education Course - UNIPAMPA, Campus - Dom Pedrito?". In order to do so, the objective was to analyze the personal Didactic Models of the academics, regarding the four Didactic Dimensions proposed by Garcia Pérez (2000), through the lesson plans elaborated before and after the didactic intervention. In addition, we also analyzed the scientific contents, methodologies and ways of evaluating selected in the class proposals. Methodologically this research is qualitative as to its nature and exploratory as to its objectives. Results reveal that most of the students include in their lesson plans aspects of the Traditional Didactic Model, adding up to 72% in the pre-test in the four Didactic Dimensions. Only 28% were classified as Technological and Spontanean. In the posttest, we noticed an evolution, since in Dimensions 1, 3 and 4 we found greater representativeness of the Technological, Spontaneist and even Alternative Didactic Models. Finally, we highlight the efficiency of pedagogical interventions in the initial teacher training, as it was noticed the insertion of new methodologies for the teaching of Natural Sciences in the construction of the lesson plans. As well as the choice of Didactic Models that seek to evidence and consider the subject's knowledge, such as some examples used in the post-test, such as Technological, Spontaneist and Alternative.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelos didáticos pessoaispt_BR
dc.subjectIntervenção didáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPersonal didactic modelspt_BR
dc.subjectDidactic interventionpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleAnálise dos modelos didáticos pessoais de um grupo de estudantes da Educação do Campo - Licenciaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor2Deble, Leonardo Paz-
dc.contributor.referee1Miranda, Ana Carolina Gomes-
dc.contributor.referee2Dias, Franciele Franco-
dc.contributor.referee3Machado, Aniara Ribeiro-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um recorte de uma intervenção didática desenvolvida com 14 acadêmicos do 2º semestre do Curso de Educação do Campo – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus – Dom Pedrito. A questão que norteou este estudo foi “Como uma intervenção pode contribuir para o desenvolvimento de Modelos didáticos pessoais dos acadêmicos do 2º semestre do Curso de Educação do Campo – Licenciatura da UNIPAMPA, Campus – Dom Pedrito?”. Para tanto delimitouse como objetivo analisar os Modelos didáticos pessoais dos acadêmicos, quanto às quatro Dimensões didáticas propostas por Garcia Pérez (2000), por meio dos planos de aulas elaborados antes e depois da intervenção didática. Além disso, também foram analisados os conteúdos científicos, as metodologias e as formas de avaliar selecionadas nas propostas de aulas. Metodologicamente esta pesquisa é qualitativa quanto a sua natureza e exploratória quanto a seus objetivos. Resultados revelam que grande parte dos acadêmicos incluem em seus planos de aula aspectos do Modelo didático Tradicional, somando em 72% no pré-teste nas quatro Dimensões didáticas. Apenas 28% foram classificados como Tecnológicos e Espontaneístas. No pós-teste percebeu-se uma evolução, pois nas Dimensões 1, 3 e 4 encontraram-se maior representatividade dos Modelos didáticos Tecnológicos, Espontaneístas e até mesmo Alternativos. Por fim, destaca-se a importância de intervenções na formação inicial de professores, pois percebeu-se a inserção de novas metodologias para o ensino de Ciências da Natureza na construção dos planos de aula. Assim como a escolha por Modelos didáticos que buscam evidenciar e considerar os saberes do sujeito, tais como alguns exemplos utilizados no pós-teste, como os Tecnológicos, Espontaneístas e Alternativos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza

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