???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4351
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Inclusão escolar e necessidades educacionais especiais: uma revisão da literatura
Autor(es): Oliveira, Carmem Lucia Teixeira de
Primeiro Orientador: Brito, Annie Mehes Maldonado
1° Membro da banca: Brito, Annie Mehes Maldonado
2° Membro da banca: Jesus, Suzana Cavalheiro de
3° Membro da banca: Moraes, Maritza Costa
Resumo: A presença do aluno com NEE na escola comum tem se intensificado nos últimos anos, porém essa presença nem sempre é bem vinda em decorrência da falta de experiências anteriores com tal clientela. O interesse da autora dessa pesquisa em realizar estudos sobre a inclusão de alunos com NEE surgiu quando passou a ter contato direto com estas crianças, a partir do momento que começou a trabalhar como Agente Educacional I (merendeira) em uma escola estadual que recebe crianças com NEE. O estudo objetivou realizar um levantamento a cerca de uma revisão da literatura sobre Inclusão Escolar em busca de sanar a interrogação sobre a relevância da inclusão em artigos científicos dos últimos dez anos de produção científica nacional. Realizou-se uma revisão bibliográfica onde foram utilizadas as seguintes palavras-chave: inclusão escolar e percepção, inclusão escolar e perspectiva, inclusão e necessidades educacionais especiais. Foram localizados 140 artigos, dos quais 118 foram excluídos. Após essa analise a seleção final contou com 22 artigos na íntegra e foram analisados quanto às palavras-chave pesquisadas citadas anteriormente. A Perspectiva da Inclusão ainda encontra-se em crescimento devido à dificuldade de encarar e preparar professores para encarar a Inclusão para a prática e não apenas para a teoria. Porém é necessário pesquisar mais sobre NEE e Estigma e Inclusão Escolar e Estereótipo. A grande maioria dos artigos se caracteriza pela falta de capacitação dos professores a cerca da Inclusão. Nota-se que a Inclusão ainda é exclusa quando se trata de trabalhos científicos nestes temas, pelo número de publicação perto de outras áreas distintas.
Abstract: The presence of the pupil with SEN in the common school has intensified in recent years, but this presence is not always welcome due to the lack of previous experiences with such clientele. The researcher's interest in carrying out studies on the inclusion of students with SEN appeared when she started to have direct contact with these children, from the moment she started working as Educational Agent I (merendeira) in a state school that receives children with SEN. The study aimed to carry out a survey about a review of the literature on School Inclusion in order to heal the question about the relevance of inclusion in scientific articles of the last ten years of national scientific production. A bibliographic review was carried out where the following keywords were used: school inclusion and perception, school inclusion and perspective, inclusion and special educational needs. A total of 140 articles were found, of which 118 were excluded. After this analysis, the final selection had 22 articles in its entirety and were analyzed for the aforementioned keywords quoted above. The Perspective of Inclusion is still growing because of the difficulty of facing and preparing teachers to face Inclusion for practice and not just for theory. However, more research is needed on SEN and Stigma and School Inclusion and Stereotype. The vast majority of articles are characterized by a lack of teacher empowerment around Inclusion. It is noted that Inclusion is still excluded when it comes to scientific work on these subjects, by the number of publication close to other distinct areas.
metadata.dc.subject: Necessidades educacionais especiais
Inclusão escolar
Revisão de literatura
Special educational needs
School inclusion
Literature review
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
metadata.dc.identifier.citation: OLIVEIRA, Carmem Lucia Teixeira de. Inclusão escolar e necessidades educacionais especiais: uma revisão da literatura. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Educação do Campo - Licenciatura, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4351
metadata.dc.date.issued: 14-May-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Educação do Campo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
CARMEM LUCIA TEXEIRA DE OLIVEIRA.pdfCARMEM LUCIA TEXEIRA DE OLIVEIRA 2019398.9 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???