???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4288
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maders, Sandra | - |
dc.creator | D'Avila, Guilherme Brasil | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-15T16:11:30Z | - |
dc.date.available | 2019-07-15 | - |
dc.date.available | 2019-08-15T16:11:30Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-05 | - |
dc.identifier.citation | D'AVILA, Guilherme Brasil. PIBID: processos formativos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza UNIPAMPA - Campus Dom Pedrito. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4288 | - |
dc.description.abstract | This work sought to investigate the formative processes from theory to practice, as well as the resources that provide a relationship in the teaching of teaching in initial formation. This research focused on the training processes, carried out in the Institutional Program of Initiatives for Teaching (PIBID). The exercise of teaching in initial formation has been the subject of numerous studies and researches that seek to identify and analyze methodologies and practices that are significant for the professional learning of teachers. In this sense, the importance of understanding the complexity of these formative processes was evidenced. It had as objectives: to analyze the potential of the formative processes of PIBID linked to the course of Natural Sciences- graduation of the Federal University of Pampa, Campus Dom Pedrito (UNIPAMPA). For the development of this research, a qualitative research was carried out, where data were collected through a semi-structured questionnaire and, subsequently, the analysis of the same. In the face of the analysis of the results, it was found that actively participating in the program in question is a great impulse to choose the profession, besides being a great opportunity for transforming qualification in the area of education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Processos formativos | pt_BR |
dc.subject | Ciências da Natureza | pt_BR |
dc.subject | Formative Processes | pt_BR |
dc.subject | Natural Sciences | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Ciências da Natureza | pt_BR |
dc.subject | Degree in Natural Science | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência | pt_BR |
dc.subject | Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships | pt_BR |
dc.title | PIBID: processos formativos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza UNIPAMPA - Campus Dom Pedrito | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maders, Sandra | - |
dc.contributor.referee2 | Coelho, Franciele Braz de Oliveira | - |
dc.contributor.referee3 | Bierhalz, Crisna Daniela Krause | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho buscou investigar os processos formativos desde a teoria até a prática, bem como, os recursos que proporcionam uma relação na aprendizagem da docência na formação inicial. Esta pesquisa focou nos processos formativos, realizados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O exercício da docência na formação inicial tem sido alvo de inúmeros trabalhos e pesquisas que buscam identificar e analisar metodologias e práticas significativas para a aprendizagem profissional dos professores. Nesse sentido, evidenciou-se a importância que é compreender a complexidade desses processos formativos. Teve como objetivos: analisar as potencialidades dos processos formativos do PIBID vinculados ao curso de Ciências da Natureza-Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito (UNIPAMPA). Para o desenvolvimento desta pesquisa realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que foram coletados dados, através de um questionário semiestruturado e, posteriormente a análise dos mesmos. Diante da análise dos resultados constatou-se que participar ativamente do programa em questão é um impulso a escolha da profissão, além de ser uma oportunidade de qualificação transformadora, na área da educação. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Dom Pedrito | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Ciências da Natureza |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
GUILHERME BRASIL D’AVILA.pdf | GUILHERME BRASIL D’AVILA 2019 | 735.79 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???