???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4288
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Maders, Sandra-
dc.creatorD'Avila, Guilherme Brasil-
dc.date.accessioned2019-08-15T16:11:30Z-
dc.date.available2019-07-15-
dc.date.available2019-08-15T16:11:30Z-
dc.date.issued2019-07-05-
dc.identifier.citationD'AVILA, Guilherme Brasil. PIBID: processos formativos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza UNIPAMPA - Campus Dom Pedrito. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4288-
dc.description.abstractThis work sought to investigate the formative processes from theory to practice, as well as the resources that provide a relationship in the teaching of teaching in initial formation. This research focused on the training processes, carried out in the Institutional Program of Initiatives for Teaching (PIBID). The exercise of teaching in initial formation has been the subject of numerous studies and researches that seek to identify and analyze methodologies and practices that are significant for the professional learning of teachers. In this sense, the importance of understanding the complexity of these formative processes was evidenced. It had as objectives: to analyze the potential of the formative processes of PIBID linked to the course of Natural Sciences- graduation of the Federal University of Pampa, Campus Dom Pedrito (UNIPAMPA). For the development of this research, a qualitative research was carried out, where data were collected through a semi-structured questionnaire and, subsequently, the analysis of the same. In the face of the analysis of the results, it was found that actively participating in the program in question is a great impulse to choose the profession, besides being a great opportunity for transforming qualification in the area of education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectProcessos formativospt_BR
dc.subjectCiências da Naturezapt_BR
dc.subjectFormative Processespt_BR
dc.subjectNatural Sciencespt_BR
dc.subjectLicenciatura em Ciências da Naturezapt_BR
dc.subjectDegree in Natural Sciencept_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docênciapt_BR
dc.subjectInstitutional Program for Teaching Initiation Scholarshipspt_BR
dc.titlePIBID: processos formativos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza UNIPAMPA - Campus Dom Pedritopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Maders, Sandra-
dc.contributor.referee2Coelho, Franciele Braz de Oliveira-
dc.contributor.referee3Bierhalz, Crisna Daniela Krause-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou investigar os processos formativos desde a teoria até a prática, bem como, os recursos que proporcionam uma relação na aprendizagem da docência na formação inicial. Esta pesquisa focou nos processos formativos, realizados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O exercício da docência na formação inicial tem sido alvo de inúmeros trabalhos e pesquisas que buscam identificar e analisar metodologias e práticas significativas para a aprendizagem profissional dos professores. Nesse sentido, evidenciou-se a importância que é compreender a complexidade desses processos formativos. Teve como objetivos: analisar as potencialidades dos processos formativos do PIBID vinculados ao curso de Ciências da Natureza-Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito (UNIPAMPA). Para o desenvolvimento desta pesquisa realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que foram coletados dados, através de um questionário semiestruturado e, posteriormente a análise dos mesmos. Diante da análise dos resultados constatou-se que participar ativamente do programa em questão é um impulso a escolha da profissão, além de ser uma oportunidade de qualificação transformadora, na área da educação.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
GUILHERME BRASIL D’AVILA.pdfGUILHERME BRASIL D’AVILA 2019735.79 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???