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dc.contributor.advisor1 | Silva, João Pablo Silva da | - |
dc.creator | Bianchin, Murilo da Rosa | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-07T12:56:30Z | - |
dc.date.available | 2019-08-07T12:56:30Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-26 | - |
dc.identifier.citation | BIANCHIN, Murilo da Rosa. AgileGD: um processo inspirado em abordagens ágeis para o desenvolvimento de Jogos. Orientador: João Pablo Silva da Silva. 2019. 87 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de Software, Alegrete, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4227 | - |
dc.description.abstract | The adoption of software processes is a need in systems development. Although there is a huge amount of processes to guide the traditional software development, this situation changes when related to game development. Besides the lack of processes formally described that meet the needs of a game development, game developers still present resistance in adopt the existent processes. In big game companies, variations of processes described in the literature are used by developers, once these adapted processes fit better to the interdisciplinary profile of the development team. However, the specific needs of these projects often lead to the adoption of ad hoc variations, leading to the uncertainty of the project effectiveness. This study aims at the proposal of AgileGD process, a process inspired by agile approaches and adaptable to different contexts in the game development, considering that specific processes used for game development are not adaptable to different types of teams or they have other limitations that compromise the quality of the final product. In order to identify which agile methodologies are being used in the development of games, we perform a Systematic Literature Review in order to figure out which agile methodologies are most used, why they are adapted and what has been adapted in the structure. After the systematic review, we began to elaborate the process with the objective of following some requirements raised during the analysis of the data coming from the related works. It was modeled in Business Process Model and Notation (BPMN). Finally, the process was validated through a Focus Group with students who have experience in the area of game development and the use of agile methods. After soon after the implementation of the Focus Group the data were analyzed and positive feedback was identified with few reports of criticism or changes in the process. We evaluate the participants’ reports in the light of game development, incorporating features that we deem necessary, discarding features that do not fit the process structure and keeping record of features in the zone of uncertainty so that the reader can judge their relevance. The process presented in this work has evidences that it has achieved its objectives, optimizing the work of the team in game development, offering the necessary process support to the team and following the defined requirements. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de software | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento de Software | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Software engineering | pt_BR |
dc.subject | Software development | pt_BR |
dc.subject | Games | pt_BR |
dc.title | AgileGD: um processo inspirado em abordagens ágeis para o desenvolvimento de Jogos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Cheiran, Jean Felipe Patikowski | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | A adoção de processos de software é uma necessidade no desenvolvimento de sistemas. Apesar da vasta quantidade de processos que auxiliam no desenvolvimento tradicional de software, quando o foco é o desenvolvimento de jogos a situação muda. Além de serem poucos os processos formalmente descritos que atendem às especificidades da criação de um jogo, os desenvolvedores de jogos ainda apresentam certa resistência na adoção de alguns desses processos. Em grandes produtoras de jogos, variações dos processos descritos na literatura são adotadas por se adaptarem melhor ao perfil interdisciplinar das equipes de desenvolvimento, porém muitas vezes as necessidades específicas desse tipo de projeto levam à adoção de variações ad hoc, levando à incerteza da sua efetividade. Este trabalho tem como objetivo propor um processo inspirado em abordagens ágeis e adaptável para diferentes contextos na área de jogos chamado AgileGD, tendo em vista que os processos específicos para o desenvolvimento de jogos não são adaptáveis aos diferentes tipos de equipes ou acabam tendo outras limitações que comprometem a qualidade do produto final. Para identificar quais metodologias ágeis estão sendo utilizadas no desenvolvimento de jogos, realizamos nesse trabalho uma Revisão Sistemática na Literatura, a fim de identificar quais metodologias ágeis são mais usadas, o porquê delas serem adaptadas e o que foi adaptado na estrutura. Após a revisão sistemática começamos a elaborar o processo com o objetivo de seguir alguns requisitos levantados durante a análise dos dados provenientes dos trabalhos relacionados, sua modelagem gráfica foi realizada utilizando o Business Process Model and Notation (BPMN). Por fim, o processo foi validado através de um Grupo Focal com estudantes que possuem experiência na área de desenvolvimento de jogos e na utilização de métodos ágeis. Após a execução do Grupo Focal os dados foram analisados e foi identificado muito feedback positivo e pouco relato de críticas ou mudanças mais acentuadas no processo. Avaliamos os relatos dos participantes à luz do desenvolvimento de jogos, incorporando características que julgamos necessárias, descartando características que não se encaixam na estrutura do processo e mantendo o registro das características na zona de incerteza para que o leitor possa julgar sua relevância. O processo apresentado neste trabalho possui evidências que ele atingiu os seus objetivos, otimizando o trabalho da equipe no desenvolvimento de jogo, oferecendo o suporte de processo necessário para a equipe e respeitando os requisitos definidos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Alegrete | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Engenharia de Software |
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Murilo da Rosa Biachin - 2019.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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