???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4167
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Viana, João Garibaldi Almeida-
dc.creatorMartins, Daniel Alonso-
dc.date.accessioned2019-08-01T13:33:00Z-
dc.date.available2019-07-20-
dc.date.available2019-08-01T13:33:00Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.identifier.citationMARTINS, Daniel Alonso. Comportamento do consumidor de cervejas artesanais no município de Santana do Livramento. 2019. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4167-
dc.description.abstractThis work aimed to describe the profile of craft beer consumers, to identify the attributes that are considered important by consumers of the beverage and to verify the social factors that influence consumption at the county Santana do Livramento. To support the research, theoretical references on consumer behavior, influencing factors in the purchasing decision process, as well as specific bibliographies on beer were used. The research followed a descriptive-explanatory character, with a quantitative approach, where the method used was the survey, with specific questions about the subject of study and the technique of data collection was the questionnaire. After analyzing the data, it was observed that the socioeconomic profile of the local consumer is mostly male, with higher education, with a medium-high family income, in the age group between 26 and 35 years. Still, it has been found that much of it has started to consume craft beers in the last six years, demonstrating that this is a recent market. It was also observed that the flavor of the drink is the attribute most valued by these consumers, and the participation in festivals and events directed to the drink is the factor of greater influence in the decision making for purchase, also being the place of greater frequency of consumption. In summary, it was concluded that local consumers of craft beers are looking for products of different quality and that evaluate several attributes before making a decision. However, the consumer doesn’t have an in-depth knowledge about what they are consuming and has little local reference for drinking.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectCervejas artesanaispt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.subjectBeerpt_BR
dc.subjectBuying behaviorpt_BR
dc.titleComportamento do consumidor de cervejas artesanais no município de Santana do Livramentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5068257862720105pt_BR
dc.contributor.referee1Vargas Neto, Alcivio-
dc.contributor.referee2Rosa, Juliana Ribeiro da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0902769368993179pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5215862413737974pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou descrever o perfil dos consumidores de cerveja artesanal, identificar os atributos que são considerados importantes pelos consumidores da bebida e verificar os fatores sociais que influenciam o consumo no município de Santana do Livramento. Para embasar a pesquisa, foram utilizados referenciais teóricos acerca do comportamento do consumidor, fatores influenciadores no processo decisório de compra, além de pesquisas e bibliografias específicas sobre cerveja. A pesquisa seguiu um caráter descritivo-explicativo, com uma abordagem quantitativa, onde o método utilizado foi o survey, com questões específicas sobre o tema de estudo e a técnica de coleta de dados foi o questionário. Após a análise dos dados, observou-se que o perfil socioeconômico do consumidor local é, em sua maioria, homens, com formação superior, com renda familiar média-elevada, na faixa etária entre 26 – 35 anos. Ainda, verificou-se que grande parte começou a consumir cervejas artesanais nos últimos seis anos, demonstrando que este é um mercado recente. Também foi observado que o sabor da bebida é o atributo mais valorizado por estes consumidores, e que a participação em festivais e eventos voltados à bebida é o fator de maior influência na tomada de decisão para compra, também sendo o local de maior frequência de consumo. Concluiu-se que os consumidores locais de cervejas artesanais buscam por produtos de qualidade diferenciada, e que avaliam diversos atributos antes da tomada de decisão. Entretanto, o consumidor não possui um conhecimento aprofundado sobre o que está consumindo e tem pouca referencia local para aquisição da bebidapt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Administração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Comportamento do Consumidor de Cervejas Artesanais no Município de Santana do Livramento.pdf624.28 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???