???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4154
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Vargas, Katiuscia de Fátima Schiemer-
dc.creatorMoraes, Rithiane de Cerqueira-
dc.date.accessioned2019-07-19T12:51:19Z-
dc.date.available2019-07-20-
dc.date.available2019-07-19T12:51:19Z-
dc.date.issued2019-07-01-
dc.identifier.citationMORAES, Rithiane de Cerqueira. Síndrome de burnout: um estudo sobre sua incidência nos professores do ensino médio das escolas estaduais do município de Santana do Livramento - RS. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4154-
dc.description.abstractThe present study has objective to understand the incidence of Burnout Syndrome and its possible relation with the socio-professional context of high school teachers of the state schools of the city of Santana do Livramento - RS. As specific objectives were established: a) To identify the sociodemographic profile of the teachers researched; b) To investigate the incidence of the dimensions of Burnout Syndrome - emotional exhaustion, depersonalization and low personal accomplishment at work - in the researched teachers; c) Analyze the teachers' perception about the socio-professional context in which they are inserted; d) To relate the sociodemographic profile and the socio-professional context of the teachers studied with the dimensions of the Burnout Syndrome - emotional exhaustion, depersonalization and low personal accomplishment at work. A qualitative, descriptive research was carried out with 13 (thirteen) teachers from 11 (eleven) state high schools. As a result of the research, it can be verified that due to stressors in which the teachers are inserted, being: the conditions of the work environment, the risks of the profession, the day to day experience inside the school, the routine with the students , the goals and objectives to be fulfilled, the stress, the devaluation by the State, the tiring workload and the overload of work, when somatized, can cause the emergence of occupational diseases, as example Burnout. About the dimensions of Burnout, it was observed that emotional exhaustion is the symptom with the greatest predominance in the teachers interviewed, soon followed by the low personal fulfillment, which stood out in the teachers in the phase of retirement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectBurnoutpt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalho.pt_BR
dc.subjectEstresse crônicopt_BR
dc.subjectStresspt_BR
dc.titleSíndrome de burnout: um estudo sobre sua incidência nos professores do ensino médio das escolas estaduais do município de Santana do Livramento - RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8916647570922127pt_BR
dc.contributor.referee1Cerqueira-Adão, Sebastiao Ailton da Rosa-
dc.contributor.referee2Cappellari, Gabriela-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6612718461733498pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1120777834924443pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo geral compreender a incidência de Síndrome de Burnout e a sua possível relação com o contexto socioprofissional de professores do ensino médio das escolas estaduais do município de Santana do Livramento – RS. Como objetivos específicos foram estabelecidos: a) Identificar o perfil sociodemográfico dos professores pesquisados; b) Investigar a incidência das dimensões da Síndrome de Burnout – exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal no trabalho – nos professores pesquisados; c) Analisar a percepção dos professores pesquisados acerca do contexto socioprofissional em que estão inseridos; d) Relacionar o perfil sociodemográfico e o contexto socioprofissional dos professores pesquisados com as dimensões da Síndrome de Burnout – exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal no trabalho. Desenvolveu-se uma pesquisa de caráter descritivo, abordagem qualitativa, realizada com treze docentes de onze escolas estaduais de ensino médio. Como resultados da pesquisa, podese verificar que devidos a fatores estressores no qual as docentes estão inseridas, sendo eles: as condições do ambiente de trabalho, os riscos da profissão, o dia a dia vivenciado dentro da escola, a rotina com os alunos, as metas e objetivos a serem cumpridos, o estresse, a desvalorização por parte do Estado, a carga horária cansativa e a sobrecarga de trabalho, quando somatizados, podem acarretar o surgimento de doenças laborais, como exemplo a Burnout. Acerca das dimensões de Burnout percebeu-se que a exaustão emocional é o sintoma com maior predominância nas docentes entrevistadas, seguido da baixa realização pessoal, que se destacou nas professoras em fase de aposentadoriapt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Administração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TC_Rithi_FINAL.pdf413.24 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???