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dc.contributor.advisor1Belochio, Vivian de Carvalho-
dc.creatorGodoy, Ricardo Martins-
dc.date.accessioned2019-07-03T19:50:29Z-
dc.date.available2019-07-03T19:50:29Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.identifier.citationGODOY, Ricardo Martins. Newsgames em mídias móveis: continuidades e potencializações do Dop! e do endgame: Syria. 2017. 50 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4103-
dc.description.abstractEl presente trabajo estudia la potenciación de los newsgames en las plataformas móviles. El objetivo general es investigar las posibles potencializaciones de los newsgames en medios móviles a partir de la observación exploratoria de los newsgames Dops, versión móvil del diario gaucho Zero Hora, y del Endgame: Siria, aplicación de newsgame lanzado en medios móviles IOS y Android. Para que se cumpla tal propósito, en los capítulos uno y dos, se realizó la revisión teórica sobre el tema trabajado. Se discutieron conceptos de periodismo móvil, periodismo digital, newsgame, medios móviles, cultura de la convergencia y convergencia periodística. La investigación empírica fue realizada a través de la observación exploratoria (GIL, 2008) de dos newsgames producidos, uno originalmente de la web y otro desarrollado para los medios móviles. A partir de eso, se enumeraron dos tipos de elementos, los de continuidad y de adaptación. El primero de ellos se refiere a características oriundas de la web, ya los elementos de adaptación están relacionados a posibilidades existentes solamente en medios móviles, como sensores de las plataformas móviles que puedan aumentar la inmersión del jugador dentro del producto noticioso. El análisis apuntó que los juegos periodísticos investigados en este trabajo están en fase de evolución, pues los periodistas no están capacitados para tal producción. Además, se hace necesario a los periodistas contemporáneos aprender conceptos y principios de los newsgames en plataformas móviles para producir contenidos en ese formato efectivamente adecuados a esta plataforma.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectJogos para celularpt_BR
dc.subjectJornalismo eletrônicopt_BR
dc.subjectVideojuegospt_BR
dc.subjectJuegos móvilespt_BR
dc.subjectPeriodismo electrónicopt_BR
dc.titleNewsgames em mídias móveis: continuidades e potencializações do Dop! e do endgame: Syriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7114377177405800pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4725235461282683pt_BR
dc.contributor.referee1Klein, Eloísa Joseane da Cunha-
dc.contributor.referee2Silva, Nathalia Lopes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3900435814583982pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4478473359082044pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho estuda a potencialização dos newsgames nas plataformas móveis. O objetivo geral é investigar a possíveis potencializações dos newsgames em mídias móveis a partir da observação exploratória dos newsgames Dops, versão mobile do jornal gaúcho Zero Hora, e do Endgame: Syria, aplicativo de newsgame lançado em mídias móveis iOS e Android. Para que se cumpra tal finalidade, nos capítulos um e dois, foi realizada a revisão teórica sobre o tema trabalhado. Discutiu-se conceitos de jornalismo móvel, jornalismo digital, newsgame, mídias móveis, cultura da convergência e convergência jornalística. A pesquisa empírica foi realizada através da observação exploratória (GIL, 2008) de dois newsgames produzidos, um originalmente da web e outro desenvolvido para as mídias móveis. A partir disso, foram elencados dois tipos de elementos, os de continuidade e de adaptação. O primeiro deles refere-se a características oriundas da web, já os elementos de adaptação são relacionados a possibilidades existentes somente em mídias móveis, como sensores das plataformas móveis que possam aumentar a imersão do jogador dentro do produto noticioso. A análise apontou que os jogos jornalísticos investigados neste trabalho estão em fase de evolução, pois os jornalistas não estão capacitados para tal produção. Além disso, se faz necessário aos jornalistas contemporâneos aprender conceitos e princípios dos newsgames em plataformas móveis para produzir conteúdos nesse formato efetivamente adequados a esta plataforma.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
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