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dc.contributor.advisor1Nunes, Lauren de Lacerda-
dc.creatorAcosta, Lucas Giovan Gomes-
dc.date.accessioned2019-06-24T12:03:20Z-
dc.date.available2019-06-24T12:03:20Z-
dc.date.issued2016-06-05-
dc.identifier.citationACOSTA, Lucas Giovan Gomes. Ensino de filosofia, interdisciplinaridade e currículo. 2016. 85 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4076-
dc.description.abstractThe present final paper aims, reflect and problematize in despite of the presence of the Phylosophy in the current Brazilian high school, because, at we glimpse in the effectively form their (re) insertion, it seems appropriate to reflect on the conditions and the possibilities of concretization this practice as a teacher of this discipline. Delicate question and subject proficuous to discussions, that permeates by the restructuring of the high school curriculum and by the definition of identity/specificity of the referred discipline. In this perspective, through an research qualitative-descriptive and bibliographic, made possible the selection of readings, critic and reflexive, having authors bases, as: Sílvio Gallo, Geraldo Balduíno Horn, Ronai Pires da Rocha, Olga Pombo, Jayme Paviani, among others. Well as the following documents: DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais do ensino médio); PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais); LDB (Lei de Diretrizes e Bases). That made it possible to trace a general panorama of history of philosophy teaching in Brazil, and thus, to glimpse your problematic in the contemporaneity. In this sense, the present paper is divided into three moments, with aim, in the first moment, rescue the sinuous trajectory of the philosophy throughout the education history in Brazil, detaching and questioning the main aspects that made possible and impossible its presence in the Brazilian curriculum up to its (re)insertion in the final step of the basic education, which occurred in 2008. At the second moment, we will seek make some conceptualizations of Curriculum, Interdisciplinarity, Philosophy, and their relationships to enable us to present a possible proposal for philosophy curriculum which is in line with the demands of interdisciplinar world. Lastly, the third moment, consists on the seeking to propose a curriculum of philosophy possible to the point of view of the interdisciplinarity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleEnsino de filosofia, interdisciplinaridade e currículopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5286130992699852pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4358910526888940pt_BR
dc.contributor.referee1Guindani, Evandro Ricardo-
dc.contributor.referee2Costa, Vítor Hugo dos Reis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4169758387083771pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0392455526575019pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral refletir e problematizar a respeito da presença da Filosofia no atual Ensino Médio brasileiro, na perspectiva do currículo e da interdisciplinaridade. Questão delicada e assunto profícuo para discussões, que perpassa pela reestruturação do currículo do Ensino Médio e pela definição da identidade/especificidade da referida disciplina. O trabalho se realizou por meio de uma pesquisa qualitativo-descritiva e bibliográfica, que teve os seguintes autores como aporte teórico: Sílvio Gallo, Geraldo Balduino Horn, Ronai Pires da Rocha, Olga Pombo, Jayme Paviani, entre outros. Bem como os seguintes documentos: DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais do ensino médio); PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais); LDB (Lei de Diretrizes e Bases). Tais referências bibliográficas possibilitaram traçar um panorama geral da história do ensino de Filosofia no Brasil, e assim vislumbrar a sua problemática na contemporaneidade. Nesse sentido, o presente trabalho divide-se em três momentos, tendo como objetivo o primeiro momento, resgatar a trajetória da Filosofia ao longo da história da educação no Brasil, destacando e problematizando os principais aspectos que possibilitaram e impossibilitaram a sua presença nos currículos brasileiros até a sua (re) inserção na etapa final da educação básica, esta que ocorreu no ano de 2008. No segundo momento, buscar-se-á fazer algumas conceituações sobre Currículo, Interdisciplinaridade, Filosofia, e suas relações de modo a nos possibilitar apresentar uma proposta possível de Currículo de Filosofia que esteja em consonância com as exigências do paradigma interdisciplinar. Por fim, o terceiro momento consiste na busca de se propor um Currículo de Filosofia possível do ponto de vista da Interdisciplinaridade.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Humanas

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Lucas Giovan Gomes Acosta 2016.pdf592 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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