???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4071
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Ceolin, Lisianne Pintos Sabedra-
dc.creatorLeal, Marlize Possa Machado-
dc.date.accessioned2019-06-24T12:02:00Z-
dc.date.available2019-06-24T12:02:00Z-
dc.date.issued2016-07-06-
dc.identifier.citationLEAL, Marlize Possa Machado. Educação ambiental e conhecimento interdisciplinar para o desenvolvimento sustentável: estudo de caso na Escola Estadual Técnica Olavo Bilac de São Borja – RS (2010-2015). 2016. 58 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4071-
dc.description.abstractThe enviromental education needs a interdisciplinary posture to reach efectively your goals. This need is recognized by scholars that dedicated to thematic and ensured by the normatives that discipline in the brazilian juridical order. The general goal of this present paper consists in verify if the environment education is developed in an interdisciplinary perspective in the Escola Estadual Técnica Olavo Bilac - São Borja/RS. Intends to highlight the meaning of environmental education, and for this purpouse, will be done an investigate of its origins and legal foundations. Also seeks to clarify the concepts of interdisciplinarity and its contemporary positions, detaching its relations with environmental education. The methodology employed adopts a qualitative approach, making use of techniques such as bibliographic research and content analysis, this latter employed with the objective environmental education projects developed in this school. The adoption of such way has as a result, although partial, the finding that the interdisciplinary posture does not always present in educational praxis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.titleEducação ambiental e conhecimento interdisciplinar para o desenvolvimento sustentável: estudo de caso na Escola Estadual Técnica Olavo Bilac de São Borja – RS (2010-2015)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2507391969828906pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4752000647024265pt_BR
dc.contributor.referee1Colvero, Ronaldo Bernardino-
dc.contributor.referee2Gamalho, Nola Patrícia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672432445245125pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3017947075069963pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA educação ambiental necessita de uma postura interdisciplinar para que atinja com efetividade suas finalidades. Tal necessidade é reconhecida pelos estudiosos que se dedicam à temática e assegurada pelas normativas que a disciplinam no ordenamento jurídico brasileiro. O objetivo geral do presente trabalho consiste em verificar se a Educação Ambiental é desenvolvida em uma perspectiva interdisciplinar na Escola Estadual Técnica Olavo Bilac – São Borja/RS. Pretende destacar o significado da Educação Ambiental, e para essa finalidade, será feita uma investigação de suas origens e fundamentos legais. Busca, também, esclarecer o conceito de interdisciplinaridade e suas posições contemporâneas, destacando suas relações com a Educação Ambiental. A metodologia empregada adota abordagem qualitativa, fazendo uso de técnicas como pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, esta última empregada tendo por objeto os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos na referida escola. A adoção de tal percurso apresenta como resultado, ainda que parcial, a constatação de que a postura interdisciplinar não se faz sempre presente na práxis educativa.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Humanas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Marlize Possa Machado Leal 2016.pdf248.79 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???