???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4070
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Cesco, Susana-
dc.creatorLoureiro, Adriana Fonseca-
dc.date.accessioned2019-06-24T12:01:44Z-
dc.date.available2019-06-24T12:01:44Z-
dc.date.issued2016-07-07-
dc.identifier.citationLOUREIRO, Adriana Fonseca. O bioma Pampa como elemento da cultura gaúcha. 2016. 81 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4070-
dc.description.abstractIn order to demonstrate the value of the pampa biome approach within schools in order to relate it to Gaucho identity, this study aims to address the teaching of the Pampas Biome, in the public schools of basic education, through the case study held at the State School of School Tercentenary, located in San Borja / RS. In the context, this study analyzed the school curriculum as well as textbooks of the humanities, geography discipline that are uses in primary school, in the final years of elementary school. During the work presents itself, even without a biological depth, the elements that involve the ecosystem biome Pampa, especially the fields, since these as well as rich in plant diversity and animals are the ones that characterize the Pampas Biome, mostly for its scenic beauty. There is a reference to the first members of this social habitat, from the colonial period in order to understand the relationship of these subjects with Biome as nature. In addition to quick information to the reader about the features that this biome provides and what the legal environmental protections that receives the work aims to arouse the interest of the school community to address, interdisciplinary, the topic Biomes, especially Pampa. Because it is believes that in this way will be possible to educate a greater identification with the content covered in class, which will contribute to the formation of a critical and reflective citizen in the society in which it operates. Finally, put a few suggestions for the thematic approach in order to encourage the teacher gives the Humanities pointing during the construction of school curriculum subjects that bring not only the issues for education and environmental preservation, as well as training historic Rio Grande do Sul state and everything involving the original modifications of the Pampas Biome.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiomaspt_BR
dc.subjectEcossistemaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGeografia (Ensino medio)pt_BR
dc.subjectBiomespt_BR
dc.subjectEcosystemspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleO bioma Pampa como elemento da cultura gaúchapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4981636033456732pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1534977452527340pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Muriel-
dc.contributor.referee2Gamalho, Nola Patrícia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672432445245125pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4605424722032113pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA fim de mostrar que é importante a abordagem do bioma pampa dentro das escolas de forma a relacioná-lo a identidade gaúcha, este trabalho tem o objetivo de abordar o ensino do Bioma Pampa, nas escolas públicas de educação básica, através do estudo de caso realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Tricentenário, localizada na cidade de São Borja/RS. No contexto, deste estudo analisou-se o currículo da escola e também os livros didáticos da área de ciências humanas, disciplina de geografia que são utilizados, no educandário, nos anos finais do ensino fundamental. No decorrer do trabalho apresenta-se, ainda que sem uma profundidade biológica, os elementos que envolvem o ecossistema do Bioma Pampa, principalmente os campos, uma vez que esses além de ricos em diversidades vegetais e animais são os que mais caracterizam o Bioma Pampa, principalmente por sua beleza paisagística. Há uma referência aos primeiros integrantes sociais deste habitat, desde o período colonial afim de que compreender a relação destes sujeitos com o Bioma enquanto natureza. Além de uma rápida informação ao leitor sobre os recursos que este bioma oferece e quais as proteções ambientais legais que recebe, o trabalho tem o intuito de despertar o interesse da comunidade escolar em abordar, interdisciplinarmente, o tema dos Biomas, em especial o Pampa, pois se acredita que desta forma possibilitar-se-á ao educando uma maior identificação com o conteúdo abordado em sala de aula, o que contribuirá para a formação de um cidadão crítico e reflexivo dentro da sociedade em que está inserido. Por fim, colocam-se algumas sugestões para abordagem da temática com o intuito de incentivar o docente dá área de Ciências Humanas a apontar durante a construção do currículo escolar assuntos que trazem não só as questões para a educação e preservação ambiental, como também a formação histórica do estado do Rio Grande do Sul e tudo aquilo que envolveu as modificações originais do Bioma Pampa.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Humanas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Adriana Fonseca Loureiro 2016.pdf1.75 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???