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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Brito, Annie Mehes Maldonado-
dc.creatorAncini, Adriana Cunha-
dc.date.accessioned2019-06-12T17:52:43Z-
dc.date.available2018-06-08-
dc.date.available2019-06-12T17:52:43Z-
dc.date.issued2018-06-07-
dc.identifier.citationANCINI, Adriana Cunha. Análise da concepção de práticas educativas nas escolas do campo. 2018. 65 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Educação do Campo - Licenciatura, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4035-
dc.description.abstractEducation on the Countryside Graduation course aims to form teachers to the countr yside.For that we need to know the reality of countryside schools. This work's develo pment was performed through exploratory research, case study, observing and analy sing the didactic work from the teachers who were interviewed.The research begins with a bibliographic analysis upon the description of a brief storical catch about countryside education. Right after this work describes some conceptions from authors about educational practics and multi series classes. At last, an analysis of the educational practics developed at the countryside schools and characteristics of the methodology applied by the teachers. It was possible to bethink the pedagogical work of nine teachers from multi series municipal schools from this city. From the obtained results it’s possible to understand that there are different conceptions on multi series educational practics,at the form some educators define the job, making it clear that there are difficulties to attend classes from different years/grade, considering that not always it’s possible to make an integrated work. Related to activities organization it’s notorious there’s an infinite search from majority of teachers due to realize an integrated interdisciplinary work, with a same theme, where the knowledge exchange highly enriches the school work, but there’s need to execute more efficient public policies with support to countryside schools, specially on the areas of formation from the professionals directed to the countryside, multi series classes, to a interdisciplinary work, amongst other needs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectEscolas do Campopt_BR
dc.subjectEducation practicespt_BR
dc.subjectCountryside Schoolspt_BR
dc.subjectField Schoolspt_BR
dc.titleAnálise da concepção de práticas educativas nas escolas do campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Brito, Annie Mehes Maldonado-
dc.contributor.referee2Gonzaga, José Guilherme Franco-
dc.contributor.referee3Machado, Aniara Ribeiro-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO curso de Educação do Campo Licenciatura visa formar docentes direcionados para o campo. Para isso, precisamos conhecer a realidade das escolas do campo. O desenvolvimento deste trabalho realizou-se a partir de uma pesquisa exploratória, com estudo de caso, por meio de entrevistas semiestruturadas. O objetivo foi analisar a concepção de práticas educativas nas escolas do campo, bem como analisa o contexto e suas práticas dentro das escolas, implicações para a educação no campo, observando e analisando o trabalho didático dos professores entrevistados. A pesquisa inicia com uma análise bibliográfica sobre a descrição de um breve apanhado histórico sobre a educação do campo. Em seguida descreve algumas concepções de autores sobre práticas educativas e classes multisseriadas. Por fim, uma análise das práticas educativas desenvolvidas nas escolas do campo e características das metodologias aplicadas pelos professores. Foi possível refletir sobre o trabalho pedagógico de nove professores das escolas municipais multisseriadas desta cidade. A partir dos resultados obtidos entende-se que existem concepções diferentes na prática educativa multisseriada, na forma que alguns educadores definem o trabalho, deixando claro que há dificuldades em atender turmas em série/ano diferentes, de compartilhar o tempo, já que necessita trabalhar conteúdos diferentes, tendo em vista que nem sempre conseguem fazer um trabalho integrado. Em relação à organização das atividades é notório que há uma busca infinita da maioria dos professores de fazer um trabalho interdisciplinar e integrado, com um mesmo tema, onde a troca de saberes e conhecimentos enriquece muito o trabalho da escola, mas há necessidade da execução de políticas públicas mais eficazes, como o apoio as escolas do campo, principalmente voltadas para as áreas de formação profissional direcionada ao campo, classes multisseriadas, para um trabalho interdisciplinar, entre outras necessidades.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Educação do Campo

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