Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3987
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moraes, Maritza Costa-
dc.creatorSeno, Luana Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-05-22T13:27:30Z-
dc.date.available2018-11-26-
dc.date.available2019-05-22T13:27:30Z-
dc.date.issued2018-11-12-
dc.identifier.citationSENO, Luana. Agrotóxicos e ensino de ciências: formas de atuação na escola do campo. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3987-
dc.description.abstractThis final paper aims to research the issue of pesticides in science education from the daily lives of students in the field. It has known that improper and inappropriate use of these products lead to intoxication of workers, in addition to the consumption of contaminated food, causing irreparable damage to those living in the environment. The proposal of this final paper is to seek and provide possible pedagogical approaches to be worked in the rural schools in Lavras do Sul / RS and at the region there are many areas with plantations in which make continuous use of various types of pesticides. The objective of this study is analyzing ways in which at the José Antunes school and the Três Vendas community work in relation to the pesticides and science teaching. Social research is defined by Gil (1999) as the formal and systematic process of development of the scientific method. The subjects of the research were workers from the rural area of Lavras do Sul / RS and students from the José Antônio Antunes school. A questionnaire was used with open questions that could bring up the understanding of the relationship of the researched community. The agrotoxic thematic may emerge perspectives and attitudes that permeate the experiences of those involved in the research. This work enabled us to investigate the ways in which the José Antunes school works on the teaching of science as it has been approached, and how this theme is treated. According with our analysis, we understand that the school has no interest in changing its way of developing content and is tied to an obsolete curriculum that does not correspond to the reality of the rural school, nor are there public policies aimed at this population that lacks information.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgrotóxicopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEscola do Campopt_BR
dc.subjectAgrotoxicpt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectField Schoolpt_BR
dc.titleAgrotóxicos e ensino de ciências: formas de atuação na escola do campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Maritza Costa-
dc.contributor.referee2Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de-
dc.contributor.referee3Pupo, Marcelo Vaz-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem por finalidade pesquisar o tema agrotóxico no ensino de ciências a partir do cotidiano dos alunos do campo. Sabe-se que utilizações indevidas e inadequadas destes produtos acarretam intoxicação dos trabalhadores, além do consumo de alimentos contaminados ocasionando danos irreparáveis para quem vive no meio. A proposta deste TCC é buscar e proporcionar possíveis abordagens pedagógicas para serem trabalhadas nas escolas rurais de Lavras do Sul/RS sendo que na região há muitas áreas com plantios as quais fazem uso contínuo de vários tipos de agrotóxicos. Tem-se como objetivo analisar as formas de atuação da escola José Antunes e da comunidade Três Vendas em relação ao tema agrotóxico e o ensino de ciências. A pesquisa social é definida por Gil (1999) como o processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. Os sujeitos da pesquisa foram trabalhadores da zona rural de Lavras do Sul/RS e estudantes da escola José Antônio Antunes. Utilizou-se de um questionário com questões abertas que pudessem trazer a compreensão da relação da comunidade pesquisada. A temática agrotóxico poderá emergir perspectivas e atitudes que permeiam as experiências dos envolvidos na pesquisa. Este trabalho nos possibilitou averiguar as formas de atuação da escola José Antunes sobre o ensino de Ciências como vem sendo abordado, e como é tratado esse tema. Diante da nossa análise compreendemos que a escola não tem interesse em mudar seu modo de desenvolver os conteúdos e está atrelada a uma grade curricular obsoleta que não condiz com a realidade da escola do campo, como também não existem políticas públicas voltadas para essa população carente de informações.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luana_Seno.pdfLUANA RODRIGUES SENO 2018566.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.