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dc.contributor.advisor1Rigon, Algacir José-
dc.creatorAlbrecht, Mari Enilda Brasil-
dc.date.accessioned2019-05-22T13:24:20Z-
dc.date.available2018-11-26-
dc.date.available2019-05-22T13:24:20Z-
dc.date.issued2018-11-13-
dc.identifier.citationALBRECHT, Mari Enilda Brasil. Interdisciplinaridade na Educação do Campo como proposta de uma educação crítica emancipatória. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3978-
dc.description.abstractThe Field Education course, Federal University of Pampa, Campus - Dom Pedrito, focuses on training professionals to Field, with the aim of producing knowledge favorable to rural developmentin a sustainable way, preserving environmental resources and rural life. Thus, to contribute to the training of graduates, the present study was carried out. This research has as general objective: to analyze the interdisciplinarity in Field Education as a proposal for an emancipatory critical education. Ten Community Time projects (TC) were used, 2 of each semester, as a way of constructing the empirical field. In the first movement, a bibliographical research was carried out, through reading of the most relevant authors on the studied subject. The second movement was to analyze the projects using as methodology the Qualitative Analysis (Neves, 1996), in order to reflect if there was or not the practice of interdisciplinarity in the studies of Sciences in the course of Field Education - Licenciatura. Finally, we come to the following results: the importance of developing an interdisciplinary practice that allows the academic to be in a space that promotes dialogue, communication and criticality, thus being able to seek to overcome the fragmentation of teaching. And that the curricular components studied in Time University (TU) contributed a lot to the construction of the project in the Community Time (TC), so that the academics could perceive the contextualization of the role of work and territory in the acquisition of knowledge in the School. In addition to the socioeconomic and socio-political dynamics in the context of Field Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectAlternânciapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectField educationpt_BR
dc.subjectAlternationpt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade na Educação do Campo como proposta de uma educação crítica emancipatóriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Rigon, Algacir José-
dc.contributor.referee2Alves, Cristiane da Cunha-
dc.contributor.referee3Pupo, Marcelo Vaz-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO curso de Educação do Campo, da Universidade Federal do Pampa, Campus – Dom Pedrito, tem como foco formar profissionais para atuarem na Educação do Campo, com objetivo de produzir conhecimento favorável ao desenvolvimento rural de forma sustentável, preservando os recursos ambientais e a vida no campo. Desse modo, para contribuir com a formação dos licenciados, foi realizado o presente estudo. Esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar a interdisciplinaridade na Educação do Campo como proposta de uma educação crítica emancipatória. Foram utilizados 10 projetos do Tempo Comunidade (TC), sendo 2 de cada semestre, como forma de construir o campo empírico. No primeiro movimento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio de leitura dos autores mais relevantes sobre o tema estudado. O segundo movimento foi de analisar os projetos tendo como metodologia a Análise Qualitativa (Neves, 1996), a fim de refletir se houve ou não a prática da interdisciplinaridade nos estudos de Ciências no curso de Educação no Campo – Licenciatura. Por fim, chegamos aos seguintes resultados: a importância de desenvolver uma prática interdisciplinar que faz com que o acadêmico esteja em um espaço que promova o diálogo, a comunicação e a criticidade, sendo assim, capaz de buscar a superação da fragmentação do ensino. E que os componentes curriculares estudados no Tempo Universidade (TU) contribuíram muito para a construção do projeto no tempo Comunidade (TC), de forma que os acadêmicos puderam perceber a contextualização do papel do trabalho e do território na aquisição do conhecimento na Escola. Além das dinâmicas socioeconômicas, sociopolíticas no contexto da Educação do Campo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
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