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dc.contributor.advisor1Colvero, Ronaldo Bernardino-
dc.creatorSevero, Marconi-
dc.date.accessioned2019-05-13T16:45:46Z-
dc.date.available2019-05-13T16:45:46Z-
dc.date.issued2019-04-05-
dc.identifier.citationSEVERO, Marconi. Políticas públicas e agricultura familiar na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: o PRONAF em São Borja (2014-2017). 2019. 169 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3971-
dc.description.abstractThe socioeconomic investment, private or public, focused on family agriculture is essential for the promotion of rural development that is economically viable, socially fair and environmentally correct. In this sense, it is essential to the role played by public policies, as is the case, for example, the Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF. This work consists in the analysis of the implementation of this public policy in the region of the western frontier gaucho, with special focus on municipality of the São Borja, which is taken by a number of factors, as representative of the region under analysis. This project relied on the analysis of data concerning the amounts of contracts and contractors, as well as with the continuous monitoring and the collection of information from both the actual and potential beneficiaries of the program regarding street bureaucrats – implementers for excellence of this policy. Among the main findings, it can be noted that the implementation of the program in the region, although not severely hampered is less influenced by some factors of macroeconomic nature, which refer to the existence of situations and priorities, particularly with respect to the beneficiary of the program, which differ from other regions of Rio Grande do Sul and even of the country (without, however, must also submit certain similarities). In fact, rural credit made available through the PRONAF enables beneficiaries the development of farming activities at household level (which would be seriously compromised without the existence of the program); however, given the regional socioeconomic situation, their effects tend to be minimized in the medium and long term, which demonstrates the need to rethink their implementation based especially on two fronts: greater publicity of rules and benefits of PRONAF and the social value of economic-financial investment represented by rural credit for the small farmer.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Brasil)pt_BR
dc.subjectSão Borja, RSpt_BR
dc.subjectFamily Farmingpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.titlePolíticas públicas e agricultura familiar na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: o PRONAF em São Borja (2014-2017)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2485202765304466pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3017947075069963pt_BR
dc.contributor.referee1Picolotto, Everton Lazzaretti-
dc.contributor.referee2Ceolin, Lisianne Pintos Sabedra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4752000647024265pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5536778224404595pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO investimento socioeconômico, tanto privado quanto público, focado na Agricultura Familiar é fundamental para a promoção de um desenvolvimento rural que seja economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto. Nesse sentido, é imprescindível o papel desempenhado pelas políticas públicas, como é o caso, por exemplo, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF. Este trabalho consiste na análise da implementação desta política pública na região da fronteira oeste gaúcha, com foco especial no município de São Borja, o qual é tido, por uma série de fatores, como representativo da região em análise. Tal empreendimento contou com a análise de dados referentes aos montantes de contratos e de valores contratados, bem como contou com o acompanhamento contínuo e a coleta de informações junto tanto aos beneficiários reais e potenciais do programa quanto aos burocratas de rua – implementadores por excelência desta policy. Dentre os principais achados, pode-se destacar que a implementação do programa nesta região, embora não seja severamente obstaculizada, é ao menos condicionada por alguns fatores de natureza macroeconômica, os quais remetem à existência de situações e de prioridades, especialmente com relação ao beneficiário do programa, que diferem de outras regiões do Rio Grande do Sul e mesmo do país (sem, contudo, deixar de apresentar também certas similitudes). De fato, o crédito rural disponibilizado através do PRONAF possibilita aos seus beneficiários o desenvolvimento de atividades agropecuárias em nível familiar (que seriam seriamente comprometidas sem a existência do programa); entretanto, dado a conjuntura socioeconômica regional, os seus efeitos tendem a serem minimizados no médio e longo prazo, o que demonstra a necessidade de repensar a sua implementação pautando-se, especialmente, em duas frentes de atuação: maior publicidade das regras e benefícios do PRONAF e a valorização social do investimento econômico-financeiro representado pelo crédito rural destinado ao pequeno agricultor.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Políticas Públicas

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