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dc.contributor.advisor1Coutinho, Renata Patricia Corrêa-
dc.creatorBueno, Emanuelle Tronco-
dc.date.accessioned2019-04-05T11:31:33Z-
dc.date.available2019-04-05T11:31:33Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.citationBUENO, Emanuelle Tronco. A comunicação pública da Unipampa nas mídias sociais sob a perspectiva do agir comunicativo de Jürgen Habermas. 2018. 148 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3898-
dc.description.abstractThis research comprises two central theoretical notions: public communication (BRANDÃO, 2012, DUARTE, 2012, ESCUDERO, 2015, KUNSCH, 2011, ZÉMOR, 1995) and social media (COLNAGO, 2015; LÉVY, 2010; MARTINO, 2015; RECUERO, 2009; SANTAELLA, 2013, UNCTAD, 2012. In this paper, we present a case study of Jürgen Habermas's Theory of Communicative Action (1988, 1989). Faced with this, the following problem arose: how does Unipampa articulate the presuppositions of public communication in its social media? From this guiding question, the following general objective was established: to analyze, from the point of view of the Theory of Communicative Action, how Unipampa appropriates social media to promote public communication. Methodologically, this study is classified as a qualitative exploratory research, developed from the following techniques: bibliographic research; documentary research (collection of content published in social media – Facebook, website, Twitter and Youtube – of Unipampa); and a focal group applied with professionals from the Unipampa's Social Communication Advisory (SCA). The technique selected for the analysis of the collected data is content analysis, which is used repeatedly in the area to deepen the study of messages and statements (BARDIN, 2006). The results indicate a predominance of the informative emphasis in the social media of Unipampa with reproduction of the habermasian strategic action, marked by scarce possibilities of discussion and public debate. In addition, the research suggests that analyzed social media need more exploitation of their interaction and participation resources to promote public communication.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação na administração públicapt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectComunicação de massa na educaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.subjectHabermas, Jurgenpt_BR
dc.subjectCommunication in Public administrationpt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.titleA comunicação pública da Unipampa nas mídias sociais sob a perspectiva do agir comunicativo de Jürgen Habermaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4842009071877500pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7816234296320593pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcela Guimarães e-
dc.contributor.referee2Gonçalves, Carmen Regina Abreu-
dc.contributor.referee3Petermann, Juliana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9049669566284488pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993369005880937pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8326517019543257pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa compreende duas noções teóricas centrais: comunicação pública (BRANDÃO, 2012; DUARTE, 2012; ESCUDERO, 2015; KUNSCH, 2011; ZÉMOR, 1995) e mídias sociais (COLNAGO, 2015; LÉVY, 2010; MARTINO, 2015; RECUERO, 2009; SANTAELLA, 2013, UNCTAD, 2012), delimitando-se o estudo com base na noção de instituição e na Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas (1988; 1989). Diante disso, levantou-se a seguinte problemática: como a Unipampa articula os pressupostos da comunicação pública em suas mídias sociais? A partir desta questão norteadora, instaurou-se o seguinte objetivo geral: analisar, sob a ótica da Teoria da Ação Comunicativa, como a Unipampa se apropria das mídias sociais para promover a comunicação pública. Metodologicamente, este estudo classifica-se como uma pesquisa exploratória qualitativa, desenvolvida a partir das seguintes técnicas: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental (coleta de conteúdo publicado nas mídias sociais – Facebook, site, Twitter e Youtube – da Unipampa); e, grupo focal aplicado com profissionais da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Unipampa. A técnica selecionada para análise dos dados coletados é a análise de conteúdo, utilizada recorrentemente na área para aprofundar o estudo das mensagens e enunciados (BARDIN, 2006). Os resultados indicam predominância da ênfase informativa nas mídias sociais da Unipampa com reprodução da ação estratégica habermasiana, marcada por escassas possiblidades de discussão e debate público. Além disso, a pesquisa sugere que as mídias sociais analisadas carecem de maior exploração de seus recursos de interação e participação para promover a comunicação pública.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

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