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dc.contributor.advisor1Andres, Fernanda Sagrilo-
dc.creatorSouza, Laura Oliveira-
dc.date.accessioned2019-03-15T19:15:59Z-
dc.date.available2019-03-15T19:15:59Z-
dc.date.issued2018-11-26-
dc.identifier.citationSOUZA, Laura Oliveira. Modelos de negócios em relações públicas: um olhar disruptivo. 2018. 102 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3830-
dc.description.abstractThe society has undergone several technological changes, the Internet and the media have become part of the life of people and professionals. In this way, organizations also needed to adapt to follow the changes, and enterprises with innovative ideas and flexible formats, the so-called new business models, emerged. These business models have entered the digital universe, and the Public Relations professional has become an ally to those ventures that seek to deliver new deliveries to their audiences. With this, the objective of this work is to understand how the public relations professional is adapting to the new digital business models. To achieve this result, this work was based on the qualitative nature, using as an exploratory-descriptive method and using the Internet as a data collection technique. For this, nine public relations communities were defined as a corpus of work, that is, Web businesses created by entrepreneurs attentive to the current reality of the profession and willing to change the scenarios. These communities were first analyzed from the Business Model Canvas and then interviewed in depth, online, in order to obtain more information about each. In this way, the segmentation of business segments and business patterns was categorized. In the end, it is concluded that the portals investigated motivate future professionals to become digital entrepreneurs and to engage in this field through content, information and trends, reaching a disruptive field of new possibilities for the Public Relations professional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações Públicaspt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectTrabalho qualificadopt_BR
dc.subjectPublic relationspt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.titleModelos de negócios em relações públicas: um olhar disruptivopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0874369617803204pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2911718771692454pt_BR
dc.contributor.referee1Lubeck, Elisa-
dc.contributor.referee2Santos, Larissa Conceição dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3992717755933028pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3840407630244162pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA sociedade passou por diversas transformações tecnológicas, a Internet e os meios de comunicação tornaram-se parte da vida das pessoas e dos profissionais. Dessa forma, as organizações também precisaram se adaptar para acompanhar as mudanças e assim surgiram empreendimentos com ideias inovadoras e formatos flexíveis, os chamados novos modelos de negócio. Esses modelos de negócio adentraram no universo digital, e o profissional de Relações Públicas transformou-se em um aliado para os empreendimentos que buscam oferecer novas entregas ao seu público. Com isso, o objetivo deste trabalho é compreender como o profissional de Relações Públicas está se adaptando aos novos modelos de negócio digital. Para alcançar esse resultado, este trabalho tomou como base a natureza qualitativa, tendo como método o caráter exploratório-descritivo e utilizando da Internet como uma técnica de coleta de dados. Para isso, definiram-se nove comunidades de Relações Públicas como um corpus do trabalho, ou seja, negócios da Web criados por empreendedores atentos com a realidade atual da profissão e dispostos a mudar os cenários. Essas comunidades foram primeiramente analisadas a partir do Canvas Modelo de Negócio e, depois, entrevistadas em profundidade, de maneira online, com o intuito de obter mais informações a respeito de cada uma. Dessa forma, obteve-se a categorização dos segmentos de atuação e padrões de negócio. Ao final, conclui-se que os portais investigados motivam os futuros profissionais a tornarem-se empreendedores digitais e a se engajarem nesse campo através de conteúdos, informativos e tendências, alcançando um campo disruptivo de novas possibilidades de atuação para o profissional de Relações Públicas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
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Laura Oliveira Souza 2018.pdf1.88 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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