Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3677
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Rolt, Clóvis da-
dc.creatorNörenberg, Flávio Luis-
dc.date.accessioned2019-01-30T11:16:57Z-
dc.date.available2015-02-05-
dc.date.available2019-01-30T11:16:57Z-
dc.date.issued2015-01-22-
dc.identifier.citationNÖRENBERG, Flávio Luis. Voluntariado e educação não formal na prática docente: uma reflexão sobre seus objetivos a partir da escolinha Meimei. 31p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3677-
dc.description.abstractEste trabajo tiene por objetivo comprender, de un lado, de qué manera el voluntariado se insiere en los procesos que subyacen la enseñanza desarrollada en la Escolinha MEIMEI, de otro lado, la relación de la práctica voluntaria con los objetivos que son definidos por el equipo pedagógico y sus profesores en el ámbito de la educación no formal. Estos aspectos se relacionan también a la comprensión más apurada de la acción pedagógica, social e inclusiva, desarrollada en este espacio. Todavía en este trabajo presentamos una reflexión direccionada a las dimensiones del voluntariado en la práctica docente, de manera a puntuarnos un análisis sobre sus objetivos, sus posibilidades de aprendizaje y la percepción de sus participantes en el ámbito de la Escolinha Meimei, en la ciudad de Jaguarão-RS. Del punto de vista metodológico, primeramente trazamos un histórico de la Escolinha Meimei para, luego, abordarnos algunos aspectos teóricos referentes al campo del voluntariado y su relación con la educación, atendiendo a los dados obtenidos a partir de una perspectiva cualitativa. Realizamos una entrevista pre estructurada con la actual presidente de la Sociedade Espírita Irmãos Unidos y la directora de la Escolinha, la profesora Ivanilda de Mello Teixeira, que se recibió en Letras por la Universidade Católica de Pelotas. La hipótesis general que orienta este trabajo es que hay ciertas concepciones que balizan la acción educativa hasta mismo en un ambiente que congregue profesores voluntarios, muchas veces sin formación académica para docencia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVoluntariadopt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.subjectVoluntariadopt_BR
dc.subjectEducación no formalpt_BR
dc.subjectPráctica docentept_BR
dc.titleVoluntariado e educação não formal na prática docente: uma reflexão sobre seus objetivos a partir da escolinha Meimeipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.contributor.referee2Pozzobon, Marta Cristina Cezar-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo compreender, de um lado, de que forma o voluntariado se insere nos processos que subjazem as aprendizagens desenvolvidas na Escolinha MEIMEI, de outro, a relação da prática voluntária com os objetivos que são definidos pela equipe pedagógica e seus professores no âmbito da educação não formal. Estes aspectos relacionam-se também à compreensão mais apurada da ação pedagógica, social e inclusiva, desenvolvida neste espaço. Ainda neste trabalho apresentamos uma reflexão direcionada às dimensões do voluntariado na prática docente, de modo a pontuarmos uma análise sobre seus objetivos, suas possibilidades de aprendizagem e a percepção de seus participantes no âmbito da Escolinha Meimei, na cidade de Jaguarão-RS. Do ponto de vista metodológico, primeiramente traçamos um histórico da Escolinha Meimei para, em seguida, abordarmos alguns aspectos teóricos referentes ao campo do voluntariado e sua relação com a educação, atendo-nos aos dados obtidos a partir de uma perspectiva qualitativa. Realizamos uma entrevista semiestruturada com a atual presidente da Sociedade Espírita Irmãos Unidos e diretora da Escolinha, a professora Ivanilda de Mello Teixeira, que é graduada em Letras pela Universidade Católica de Pelotas. A hipótese geral que norteia este trabalho é a de que existem certas concepções que balizam a ação educativa mesmo num ambiente que congregue professores-voluntários, muitas vezes sem formação acadêmica para a docência.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FlavioLuisNorenberg2014.pdfFlávio Luis Nörenberg 2014165.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.