???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3660
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Moura, Patrícia dos Santos | - |
dc.creator | Santos, Cinara Pereira dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-29T10:56:56Z | - |
dc.date.available | 2015-12-18 | - |
dc.date.available | 2019-01-29T10:56:56Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-14 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Cinara Pereira dos. Alfabetização e letramento na educação infantil: inserindo crianças pré-escolares em práticas de leitura, escrita e oralidade. 22p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3660 | - |
dc.description.abstract | This work aims to discuss the relevance of offering practices of reading, writing and speaking skills in literacy perspective in the final stage of early childhood education, which precedes the first year of elementary school, without sacrificing ludic learning that young children need to experience. For this discussion, I support me especially on the assumptions of Brandão and Rosa (2011) and seek theoretical support in Emilia Ferreiro (1985), who has also problematized this issue of literacy, or not, in the preschool. In a different perspective, however inseparable of the literacy, sustenance my understandings of letramento in Soares (2001). I carried through a qualitative research, with an applied nature, and, as a technical procedure, the researchaction. Therefore, this paper hereby presents the importance of reading, writing and speaking skills in preschool space, since been working in a playful manner and from the experiences and interests of children, continuing the literacy and letramento processes that some already have, before you even get to early childhood education classrooms. Thus, I try to show that can be carry out a literacy work in the preschool, from the perspective of literacy, with pleasurable, motivating and challenging activities, emphasizing the playful way of teaching. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Pré-escola | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Preschool | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento na educação infantil: inserindo crianças pré-escolares em práticas de leitura, escrita e oralidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Aranda, Silvana Maria | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Silvana Souza Peres de | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo discutir a relevância de oferecer práticas de leitura, escrita e oralidade na perspectiva do letramento na última etapa da Educação Infantil, que antecede o primeiro ano do Ensino Fundamental, sem prejudicar a aprendizagem lúdica que as crianças pequenas precisam vivenciar. Para esta discussão, apoio-me especialmente na obra de Brandão e Rosa (2011) e também busco apoio teórico em Emília Ferreiro (1985), que também já problematizou esta questão da alfabetização ou não na pré-escola. Em uma perspectiva distinta, porém indissociada da alfabetização, sustento meus entendimentos sobre letramento em Soares (2001). Realizei uma pesquisa de caráter qualitativo, de natureza aplicada e como procedimento técnico a pesquisa-ação. Portanto, este trabalho vem apresentar a relevância da leitura, da escrita e da oralidade no espaço da pré-escola, desde que trabalhado de forma lúdica e a partir das vivências e dos interesses das crianças, dando continuidade aos processos de alfabetização e letramento que algumas já possuem, antes mesmo de chegar às salas de aula da Educação Infantil. Assim, procuro evidenciar que é possível realizar um trabalho de alfabetização na pré-escola, sob a perspectiva do letramento, com atividades prazerosas, motivadoras e desafiadoras, enfatizando a forma lúdica de ensinar. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Pedagogia |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
CinaraPereiradosSantos2015.pdf | Cinara Pereira dos Santos 2015 | 309.67 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???