???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3657
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pozzobon, Marta Cristina Cezar | - |
dc.creator | Gonçalves, Davina Raquel Gonçalves de | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-29T10:55:52Z | - |
dc.date.available | 2015-12-16 | - |
dc.date.available | 2019-01-29T10:55:52Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-09 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Davina Raquel Gonçalves de. A matemática do cotidiano e a matemática escolar: o jogo de “bolija”. 12p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3657 | - |
dc.description.abstract | Este trabajo tiene como objetivo identificar las matemáticas similitudes o diferencias cotidianas y matemáticas de la escuela de una situación de juego de "bolija" de un grupo de niños del barrio Kennedy. El estudio duró un mes las siguientes herramientas de investigación que se utilizan: la observación, grabación, transcripción. De esto se eligió dos episodios, que fueron analizados de acuerdo con las siguientes referencias: Gottschalk (2004), Knijnik (2008), Knijnik et. al. (2013), Vilela (2009) y otros. Esto llevó a la conclusión de que hay similitudes matemáticas cotidianas con las matemáticas de la escuela, pero no es posible transferir un contexto práctico a otro, ya que cada contexto presenta sus reglas y situaciones. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática do Cotidiano | pt_BR |
dc.subject | Matemática Escolar | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Matemáticas de la Vida Cotidiana | pt_BR |
dc.subject | Las matemáticas de la Escuela | pt_BR |
dc.subject | Juegos | pt_BR |
dc.title | A matemática do cotidiano e a matemática escolar: o jogo de “bolija” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Aranda, Silvana Maria | - |
dc.contributor.referee2 | Schumacher, Jane | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo identificar semelhanças ou diferenças da matemática do cotidiano e da matemática escolar, a partir de uma situação de jogo de “bolija” de um grupo de crianças do bairro Kennedy. A pesquisa teve duração de um mês, sendo utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: a observação, a filmagem, a transcrição. A partir disso, foi escolhido dois episódios, que foram analisados de acordo com os seguintes referenciais: Gottschalk (2004), Knijnik (2008), Knijnik et. al. (2013), Vilela (2009) e outros. Isso levou a considerar que há semelhanças da matemática do cotidiano com a matemática escolar, mas que não é possível fazer a transferência de um contexto de prática para o outro, pois cada contexto apresenta suas regras e situações. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Pedagogia |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
DavinaRaquelGonçalvesdeGonçalves2015.pdf | Davina Raquel Gonçalves de Gonçalves 2015 | 415.53 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???