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dc.contributor.advisor1Simioni, Leonor-
dc.creatorSouza, Karoline Gasque de-
dc.date.accessioned2019-01-10T11:37:29Z-
dc.date.available2018-12-18-
dc.date.available2019-01-10T11:37:29Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.identifier.citationSOUZA, Karoline Gasque de. “A Unipampa ela tem em várias cidades”, ou de quando um verbo impessoal tem (pelo menos um) sujeito. 39p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3553-
dc.description.abstractEste “Trabalho de Conclusão de Curso” busca analizar sintácticamente un dato producido en un discurso monitoreado a la luz de la teoría generativa. La oración producida por un entrevistado en un programa de televisión causa cierta extrañeza, pues parece tener dos sujetos con un verbo que no elige sujeto y ni atribuye Caso acusativo al argumento interno. Es conocido que el portugués brasileño favorece el alzamiento de locativos, además con los verbos existenciales, sin embargo, la oración en análisis se distingue por el elemento alzado ser el argumento interno del verbo y, además, ser seguido por un pronombre correferente. Así que, se objetiva comprender el hecho de un verbo existencial tener sujeto expreso con el sentido semántico correferente al argumento interno y, al presentar una revisión de la literatura sobre las construcciones de tópico marcado en el portugués brasileño, observar en cuál posición están los elementos alzados, tópico y/o sujeto. A partir de las discusiones realizadas acerca de la sentencia motivadora, con base especialmente en Pontes (1987), Avelar y Callou (2011), Orsini y Vasco (2012), Kato (2015), Kato y Duarte (2017), Berlinck, Duarte y Oliveira (2017) y Avelar (2018), se concluye que el portugués brasileño está caracterizándose como una lengua mixta, con prominencia de tópico y de sujeto expreso.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVerbos existenciaispt_BR
dc.subjectTópico marcadopt_BR
dc.subjectDeslocamento à esquerdapt_BR
dc.subjectVerbos existencialespt_BR
dc.subjectTópico marcadopt_BR
dc.subjectDesplazamiento a la izquierdapt_BR
dc.title“A Unipampa ela tem em várias cidades”, ou de quando um verbo impessoal tem (pelo menos um) sujeitopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Neuschrank, Aline-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Pablo Nunes-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca analisar sintaticamente um dado produzido em uma fala monitorada à luz da teoria gerativa. A sentença produzida por um entrevistado em um programa de televisão causa uma certa estranheza, pois parece haver dois sujeitos com um verbo que não seleciona sujeito e nem atribui Caso acusativo ao argumento interno. Sabe-se que o português brasileiro favorece o alçamento de locativos, inclusive com verbos existenciais, contudo, a sentença distingue-se pelo elemento alçado ser o argumento interno do verbo e, além disso, ser seguido por um pronome correferente. Assim, objetiva-se compreender o fato de um verbo existencial ter sujeito expresso com o sentido semântico correferente ao argumento interno e, ao apresentar uma revisão da literatura sobre as construções de tópico marcado no português brasileiro, observar em qual posição estão os elementos alçados, tópico e/ou sujeito. A partir das discussões realizadas acerca da sentença motivadora, com base especialmente em Pontes (1987), Avelar e Callou (2011), Orsini e Vasco (2012), Kato (2015), Kato e Duarte (2017), Berlinck, Duarte e Oliveira (2017) e Avelar (2018), conclui-se que o português brasileiro está caracterizando-se como uma língua mista, com proeminência de tópico e de sujeito expresso.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

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KarolineGasque2018.pdfKaroline Gasque de Souza 2018776.54 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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