???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3518
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Soares, Maria Arlita da Silveira-
dc.creatorSoares, Jocilene Castro Soares-
dc.date.accessioned2019-01-10T11:08:16Z-
dc.date.available2018-
dc.date.available2019-01-10T11:08:16Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSOARES, Jocilene Castro. Geometria analítica: análise de coleções de livros didáticos do ensino médio sob a ótica dos registros de representação semiótica. 2017. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3518-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze how Analytical Geometry is proposed in the High School Mathematics textbook collections. Therefore, it was decided to seek theoretical input in Duval's ideas when proposing the theory of the Semiotic Representation Registers. In order to achieve this goal the following research question was organized: What are the types of activities proposed in the collections of Mathematics textbooks, approved by the National Program of Textbook (2015), regarding the concepts of Analytical Geometry? The development of this work followed the presuppositions of qualitative research. The analysis of the sources of data production was performed through Content Analysis. The data sources used were three collections of Mathematics textbooks. The analysis of these didactic resources allowed us to conclude that aspects of Semiotic Records Theory in Textbooks are in parts answered, with emphasis on conversion. However, different meanings are not explored, not just the conversions in which the formula has already been presented. In addition, it was verified that the use of software is only proposed by one of the collections. However, the activities in which the author suggests the use of this resource are rare.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometria analíticapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectReferencial curricularpt_BR
dc.subjectAnalytical geometrypt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectCurricular referentialpt_BR
dc.titleGeometria analítica: análise de coleções de livros didáticos do ensino médio sob a ótica dos registros de representação semióticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3147116064794746pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103885429038868pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar como a Geometria Analítica é proposta nas coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio. Para tanto, optou-se por buscar aporte teórico nas ideias de Duval ao propor a teoria dos Registros de Representação Semiótica. A fim de atingir tal objetivo organizou-se a seguinte questão de pesquisa: Quais são os tipos de atividades propostas nas coleções de livros didáticos de Matemática, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (2015), no que tange aos conceitos de Geometria Analítica? O desenvolvimento deste trabalho seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa. A análise, das fontes de produção de dados, foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. As fontes de dados utilizadas foram três coleções de livros didáticos de Matemática. A análise destes recursos didáticos permitiu concluir que, aspectos da Teoria dos Registros Semióticos nos Livros Didáticos é atendida em partes, havendo destaque à conversão. Entretanto, não são explorados sentidos variados e não apenas as conversões em que a fórmula já foi apresentada. Além disso, verificou-se que a utilização dos softwares é proposta, apenas, por uma das coleções, contudo, são raras as atividades em que o autor sugere o uso deste recurso.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Jocilene Castro Soares - 2017.pdf1.39 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???