???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3460
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Cordenonzi, Walkiria Helena-
dc.creatorConte, Renata Cristina-
dc.date.accessioned2018-11-20T14:01:01Z-
dc.date.available2018-11-20T14:01:01Z-
dc.date.issued2017-06-24-
dc.identifier.citationCONTE, Renata Cristina. Uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino superior presencial. Artigo apresentado para conclusão do curso de Especialização Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação (EAD). Santa Maria: UFSM, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3460-
dc.description.abstractThis work presents an investigation about the Information and Communication Technologies (ICT) used by the professors of the Administration Course of the Federal University of Pampa - Campus Santana do Livramento. ICTs have been identified as facilitators in the teaching and learning process, but little is known about this mediation carried out in higher education. This work seeks to identify the benefits that the use of different ICT tools makes possible in the teaching and learning process of students and teachers and brings the perceptions of these teachers about the difficulties and facilities that the use of ICT brings to the teaching and learning process in classroom. The research was carried out based on the qualitative approach, through interviews teachers in the course in the current semester: 2017/1. Initially a literary review was done with the purpose of showing the use of the technologies and then a discussion is made based on the teachers' statements and perceptions obtained through the interview. After analyzing the results, we conclude that the most explored resources are: the presentation of classes through slides and data show and the use of the Moodle platform as support. As results, it is noticed that there is a lack of use of other possibilities of the use of technologies, the use of educational software or simulations, applications, discussion groups in social networks, practical simulations of content addressed in the classroom could be used.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherOutropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologypt_BR
dc.subjectTeaching and Learningpt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.titleUso das tecnologias da informação e comunicação no ensino superior presencialpt_BR
dc.title.alternativeUse of information and communication technologies in the presentary higher educationpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4899572691485366pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9583417199388924pt_BR
dc.contributor.referee1Bulegon, Ana Marli-
dc.contributor.referee2Fialho, Vanessa Ribas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3858909434538236pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315096515847809pt_BR
dc.publisher.initialsOUTROpt_BR
dc.publisher.programOutrospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma investigação sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) utilizadas pelos professores do Curso de Administração da Universidade Federal do Pampa – Campus Santana do Livramento. As TIC têm sido apontadas como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem, porém é pouco o que se sabe sobre essa mediação realizada no ensino superior. Este trabalho busca identificar os benefícios que o uso das diferentes ferramentas de TIC possibilita no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e docentes e traz as percepções desses professores sobre as dificuldades e as facilidades que o uso das TIC trazem ao processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. A pesquisa foi realizada com base na abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com o corpo docente atuante no curso no semestre corrente: 2017/1. Inicialmente foi feita uma revisão literária com o objetivo de mostrar a utilização das tecnologias e depois é feita uma discussão a partir das falas dos professores e percepções obtidas por meio da entrevista realizada. Após a análise dos resultados, conclui-se que os recursos mais explorados são: a apresentação de aulas através de slides e data show e o uso da plataforma Moodle como apoio. Como resultados percebe-se que falta maior emprego de outras possibilidades do uso das tecnologias, sugere-se utilização de softwares educativos ou de simulações, aplicativos, grupos de discussão em redes sociais, simulações práticas de conteúdos abordados em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Trabalhos Acadêmicos Apresentados em Outras Instituições

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Renata Cristina Conte - 2017.pdf290.77 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???