???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3404
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.creatorSilva, Fabiane Ferreira da-
dc.creatorMello, Elena Maria Billing-
dc.date.accessioned2018-10-05T13:16:24Z-
dc.date.available2011-
dc.date.available2018-10-05T13:16:24Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSILVA, Fabiane Ferreira da; MELLO, Elena Maria Billing (Orgs.). Corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-racionais na educação. Uruguaiana: Unipampa, 2011. 182 p. ISBN 9788563337252pt_BR
dc.identifier.isbn9788563337252pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3404-
dc.description.abstractConsidering that the region in which UNIPAMPA is inserted lacks ongoing training for teachers, we have developed the Extension Course Bodies, genders, sexualities, ethnic-racial relations: problematizing cross-cutting themes in the Basic Education curriculum resulting from the previous Project mentioned. The objective of this course was to provide the basic education teachers of the public network and the academics of the degrees in Natural Sciences and Physical Education with an academic-professional education related to the issues of body, gender , sexuality, ethnic-racial relations and 6 professional identity, making use of the Moodle platform. Structured in two concomitant stages, presential and distance, the course was developed in five modules. Each module addressed a specific theme, Module I: Bodies, Module II: Genres, Module III: Sexualities, Module IV: Ethnic-racial relations and Module V: Being and becoming a teacher: professional identity. In proposing the Course in modules we did not intend to fragment the themes, because we understand that both are intertwined with each other and in the perspective of being and becoming a teacher. Another action foreseen in said Project was the construction of a critical-reflexive theoretical framework on the themes of bodies, genders, sexualities, ethnic-racial relations and teacher identity, in order to contribute to the deepening and appropriation of these themes by the teachers (s) and academic (s) of the University and by the teachers of Basic Education. For this purpose, this book brings together several articles by national authors who were specially invited to discuss the themes of bodies, genders, sexualities, ethnic-racial relations and teacher identity in the context of Basic and Higher Education and thus socialize their productions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEstudos Culturaispt_BR
dc.subjectPráticas sociaispt_BR
dc.subjectPráticas escolarespt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.titleCorpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-racionais na educaçãopt_BR
dc.title.alternativeBodies, genders, sexualities and ethno-rational relations in educationpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoTendo em vista que a região na qual a UNIPAMPA se insere carece de ações de formação permanente de professores, desenvolvemos o Curso de Extensão Corpos, gêneros, sexualidades, relações étnico-raciais: problematizando temas transversais no currículo da Educação Básica, decorrente do Projeto anteriormente referido. O curso objetivou oportunizar, aos(às) professores(as) da Educação Básica da rede pública e os(as) acadêmicos(as) das licenciaturas em Ciências da Natureza e em Educação Física, formação acadêmico-profissional referente às questões de corpo, gênero, sexualidade, relações étnico-raciais e 6 identidade profissional, fazendo uso da plataforma Moodle. Estruturado em duas etapas concomitantes, presencial e a distância, o Curso foi desenvolvido em cinco módulos. Cada módulo abordou uma temática específica, Módulo I: Corpos, Módulo II: Gêneros, Módulo III: Sexualidades, Módulo IV: Relações Étnico-raciais e Módulo V: Ser e fazer-se professor: identidade profissional. Ao propormos o Curso em módulos não tivemos a intenção de fragmentar as temáticas, pois entendemos que ambas estão entrelaçadas entre si e na perspectiva do ser e fazer-se docente. Outra ação prevista no referido Projeto foi a construção de um referencial teórico crítico-reflexivo sobre as temáticas de corpos, gêneros, sexualidades, relações étnico-raciais e identidade docente, a fim de contribuir com o aprofundamento e apropriação dessas temáticas pelos(as) professores(as) e acadêmicos(as) da Universidade e pelos(as) professores(as) da Educação Básica. Com esse propósito, este livro reúne diversos artigos de autores(as) nacionais que foram especialmente convidados para discutirem as temáticas de corpos, gêneros, sexualidades, relações étnico-raciais e identidade docente no contexto da Educação Básica e Superior e assim socializarem suas produções.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciências Humanas-Livros e Capítulos de Livros

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Corpos-2011.pdf3.95 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???