???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3404
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Fabiane Ferreira da | - |
dc.creator | Mello, Elena Maria Billing | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-05T13:16:24Z | - |
dc.date.available | 2011 | - |
dc.date.available | 2018-10-05T13:16:24Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Fabiane Ferreira da; MELLO, Elena Maria Billing (Orgs.). Corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-racionais na educação. Uruguaiana: Unipampa, 2011. 182 p. ISBN 9788563337252 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788563337252 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3404 | - |
dc.description.abstract | Considering that the region in which UNIPAMPA is inserted lacks ongoing training for teachers, we have developed the Extension Course Bodies, genders, sexualities, ethnic-racial relations: problematizing cross-cutting themes in the Basic Education curriculum resulting from the previous Project mentioned. The objective of this course was to provide the basic education teachers of the public network and the academics of the degrees in Natural Sciences and Physical Education with an academic-professional education related to the issues of body, gender , sexuality, ethnic-racial relations and 6 professional identity, making use of the Moodle platform. Structured in two concomitant stages, presential and distance, the course was developed in five modules. Each module addressed a specific theme, Module I: Bodies, Module II: Genres, Module III: Sexualities, Module IV: Ethnic-racial relations and Module V: Being and becoming a teacher: professional identity. In proposing the Course in modules we did not intend to fragment the themes, because we understand that both are intertwined with each other and in the perspective of being and becoming a teacher. Another action foreseen in said Project was the construction of a critical-reflexive theoretical framework on the themes of bodies, genders, sexualities, ethnic-racial relations and teacher identity, in order to contribute to the deepening and appropriation of these themes by the teachers (s) and academic (s) of the University and by the teachers of Basic Education. For this purpose, this book brings together several articles by national authors who were specially invited to discuss the themes of bodies, genders, sexualities, ethnic-racial relations and teacher identity in the context of Basic and Higher Education and thus socialize their productions. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Estudos Culturais | pt_BR |
dc.subject | Práticas sociais | pt_BR |
dc.subject | Práticas escolares | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | Identidade docente | pt_BR |
dc.title | Corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-racionais na educação | pt_BR |
dc.title.alternative | Bodies, genders, sexualities and ethno-rational relations in education | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo em vista que a região na qual a UNIPAMPA se insere carece de ações de formação permanente de professores, desenvolvemos o Curso de Extensão Corpos, gêneros, sexualidades, relações étnico-raciais: problematizando temas transversais no currículo da Educação Básica, decorrente do Projeto anteriormente referido. O curso objetivou oportunizar, aos(às) professores(as) da Educação Básica da rede pública e os(as) acadêmicos(as) das licenciaturas em Ciências da Natureza e em Educação Física, formação acadêmico-profissional referente às questões de corpo, gênero, sexualidade, relações étnico-raciais e 6 identidade profissional, fazendo uso da plataforma Moodle. Estruturado em duas etapas concomitantes, presencial e a distância, o Curso foi desenvolvido em cinco módulos. Cada módulo abordou uma temática específica, Módulo I: Corpos, Módulo II: Gêneros, Módulo III: Sexualidades, Módulo IV: Relações Étnico-raciais e Módulo V: Ser e fazer-se professor: identidade profissional. Ao propormos o Curso em módulos não tivemos a intenção de fragmentar as temáticas, pois entendemos que ambas estão entrelaçadas entre si e na perspectiva do ser e fazer-se docente. Outra ação prevista no referido Projeto foi a construção de um referencial teórico crítico-reflexivo sobre as temáticas de corpos, gêneros, sexualidades, relações étnico-raciais e identidade docente, a fim de contribuir com o aprofundamento e apropriação dessas temáticas pelos(as) professores(as) e acadêmicos(as) da Universidade e pelos(as) professores(as) da Educação Básica. Com esse propósito, este livro reúne diversos artigos de autores(as) nacionais que foram especialmente convidados para discutirem as temáticas de corpos, gêneros, sexualidades, relações étnico-raciais e identidade docente no contexto da Educação Básica e Superior e assim socializarem suas produções. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Uruguaiana | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Ciências Humanas-Livros e Capítulos de Livros |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Corpos-2011.pdf | 3.95 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???