???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3401
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Dutra, Carlos Maximiliano | - |
dc.creator | Freitas, Gilmar Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-02T19:42:16Z | - |
dc.date.available | 2017 | - |
dc.date.available | 2018-10-02T19:42:16Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Gilmar Ribeiro. Astronomia nos livros didáticos do ensino fundamental. 26 p. Trabalho de Conclusão de curso – Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, Uruguaiana, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3401 | - |
dc.description.abstract | Astronomy has an important thematic in the National Curricular Parameters of Elementary School constituting the Thematic Axis "Earth and Universe", we seek through this work to verify the unfolding of this indication of content in the textbooks of the National Program of TextBook used by science teachers of the municipal network of Education of the Municipality of Uruguaiana. With this purpose, the Nature Sciences Study Plan of the Uruguaiana Municipal Secretary of Education was analyzed, confirming the organization of the Science curriculum in order to meet the Curricular Parameters. It was verified with the teachers the execution of this Plan considering the contents of astronomy taught throughout the Final Years of Elementary School, showing a good agreement between planning and action. An analysis of astronomical concepts as well as the conceptual errors in astronomy present in these books was carried out comparing with other previous studies of the literature demonstrating an advance in the coverage of astronomy concepts in textbooks, but also the presence of classic conceptual errors. The improvement of the teaching of Astronomy in Sciences in the final years of Elementary Education, especially in the municipality of Uruguaiana, has planning and action that can be more aligned and effective with the continuing education of the teachers in the thematic of Astronomy aiming at comprehensiveness and depth in the approach of precognized contents in the national and municipal curricular proposals, as well as in the textbooks that show progress in the treatment of this theme. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aquicultura | pt_BR |
dc.subject | Aquiculture | en |
dc.subject | Astronomia | pt_BR |
dc.subject | Livros Didáticos | pt_BR |
dc.subject | Erro conceitual | pt_BR |
dc.subject | Astronomy | en |
dc.subject | Textbooks | en |
dc.subject | Conceptual Error | en |
dc.title | Astronomia nos livros didáticos do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Astronomy in elementary school textbooks | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8192273903900777 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | A Astronomia tem lugar de destaque nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental constituindo-se no Eixo Temático “Terra e Universo”, buscamos através desse trabalho verificar o desdobramento dessa indicação de conteúdo nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático utilizados pelos professores de ciências da rede municipal de Ensino do Municipio de Uruguaiana. Com esse intuito analisou-se o Plano de Estudos de Ciências da Natureza da Secretaria Municipal de Educação de Uruguaiana constatando-se a organização do currículo de Ciências de modo a atender os Parâmetros Curriculares. Foi verificado junto aos professores a execução desse Plano considerando os conteúdos de astronomia ministrado ao longo dos Anos Finais do Ensino Fundamental, constatando-se uma boa concordância entre planejamento e ação. Realizou-se uma análise dos conceitos astronômicos bem como os erros conceituais em astronomia presentes nesses livros comparando com outros estudos anteriores da literatura demonstrando um avanço na cobertura de conceitos de Astronomia nos livros didáticos, mas ainda a presença de erros conceituais clássicos. A melhoria do ensino de Astronomia em Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental sobretudo no município de Uruguaiana tem planejamento e ação que poderão se tornar mais alinhadas e efetivas com a formação continuada dos professores na temática de Astronomia visando abrangência e profundidade na abordagem dos conteúdos precognizados nas propostas curriculares nacional e do município, bem como nos livros didáticos que demonstram avanço no tratamento dessa temática. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Uruguaiana | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Ciências da Natureza |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
GILMAR RIBEIRO FREITAS.pdf | 655.73 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???