???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3334
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Melo, Amanda Meincke-
dc.creatorOliveira, Eric dos Santos-
dc.date.accessioned2018-09-14T16:20:55Z-
dc.date.available2018-09-14T16:20:55Z-
dc.date.issued2018-06-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Eric dos Santos. OAEDUMDUM – ferramenta de autoria de objetos de aprendizagem para a educação musical inclusiva: preocupando-se com princípios de acessibilidade e de usabilidade. 107 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3334-
dc.description.abstractThe teaching of music in Primary Education should be inclusive. Although there are contributions from Computing area, there is a commitment to the use of digital technologies by teachers with disabilities. Thus, we can use Learning Objects (LO) -digital resources used in the educational context that can be catalogued in online repositories for reuse -as a way to reduce the difficulty of identifying and reusing teaching materials. To mitigate this problem, an accessible LO repository prototype, called EduMPampa, in the context of the research project "Inclusive Music Education Mediated by Accessible Digital Technologies" was created. With this, the need for accessible LO arises for the Inclusive Musical Education to be fulfilled. Through a state-of-the-art review of LO’s authoring tools, it has been noted that there is no specific tool on the context of Music Education, so this study has as general objective to develop a tool for the production of Learning Objects to be made available in repositories and reused in the context of Inclusive Music Education, so that the tool and the generated objects are accessible and usable. For that, a model of development process that values the active participation of the user in a systematic way, by integrating practices and techniques of the Software Engineering and Human-Computer Interaction areas, was designed. We have as results an LO authoring tool for the context of Inclusive Musical Education so that the tool itself and the objects generated meet the principles of usability and accessibility recommendations, the process mentioned above, the analysis of the state-of-the-art LO authoring tools, with accessibility and usability issues being verified in the tool itself and in the products generated by the tool. For future work, we purpose to make the LO generated with the tool available at EduMPampa repository, wide tool exposure, its use follow-up and its evolution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectFerramenta de autoriapt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectSoftware engineeringpt_BR
dc.subjectAuthoring toolpt_BR
dc.subjectLearning objectspt_BR
dc.subjectMusical educationpt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectUsabilitypt_BR
dc.titleOAEDUMDUM – ferramenta de autoria de objetos de aprendizagem para a educação musical inclusiva: preocupando-se com princípios de acessibilidade e de usabilidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO ensino da música na Educação Básica deve ser inclusivo. Apesar de haver contribuições da Computação, há um comprometimento do uso de tecnologias digitais por professores com deficiência. Sendo assim, podem-se adotar Objetos de Aprendizagem (OA) como forma de diminuir a dificuldade de identificar e reutilizar materiais didáticos. Para sanar esse problema, um protótipo de repositório de OA acessível, denominado EduMPampa, foi criado no contexto do projeto de pesquisa "Educação Musical Inclusiva mediada por Tecnologias Digitais Acessíveis". Com isso, surge a necessidade de OA acessíveis para que a Educação Musical Inclusiva seja atendida. Através de revisão do estado da arte de ferramentas de autoria de OA, percebeu-se que não há ferramenta específica para o contexto da Educação Musical. Portanto, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral desenvolver uma ferramenta para a produção de Objetos de Aprendizagem em conformidade com padrões para a sua disponibilização em repositórios e reutilização no contexto da Educação Musical Inclusiva, de modo que tanto a ferramenta quanto os objetos gerados sejam acessíveis e usáveis. Para tal, foi projetado um modelo de processo de desenvolvimento que, integrando práticas e técnicas das áreas de Engenharia de Software e de Interação Humano-Computador, valoriza a participação ativa do usuário de forma sistemática. Tem-se como resultado uma ferramenta de autoria de OA para o contexto da Educação Musical Inclusiva, de modo que tanto a própria ferramenta quanto os objetos gerados atendam a princípios de usabilidade e a recomendações de acessibilidade. Como trabalhos futuros são propostos a disponibilização de OA gerados com a ferramenta no repositório EduMPampa, ampla divulgação da ferramenta, seu acompanhamento de uso e sua evolução.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Software

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Eric dos Santos Oliveira 2018.pdf4.09 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???