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dc.contributor.advisor1Pazinato, Maurícius Selvero-
dc.creatorVianna, Nycollas Stefanello-
dc.date.accessioned2018-06-18T12:47:51Z-
dc.date.available2017-07-07-
dc.date.available2018-06-18T12:47:51Z-
dc.date.issued2017-06-26-
dc.identifier.citationVIANNA, Nycollas Stefanello. Concepções de tabela periódica: um estudo ao longo do ensino médio. 2017. 46 fl. Trabalho de Conclusão (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3111-
dc.description.abstractThe teaching of Periodic Table, most of the time, prioritizes activities of memorization of symbols, periodic properties, arrangement of chemical elements and other aspects that diffuse the conception that the Periodic Table should be memorized. The failure of such an approach can be explained by the Theory of Assimilation through Significant Learning and Retention, which highlights the importance of relationships being established in a non-arbitrary and non-literal way for meaningful learning to occur. Considering the theoretical reference of Ausubel and learning difficulties related to the Periodic Table, a study on this theme was carried out during High School in a Public School in the city of Dom Pedrito-RS. Methodologically, this study is classified as mixed and exploratory. A total of 135 students from the three high school grades were enrolled. For this, a questionnaire was applied containing three categories and 27 affirmations judged through the Likert scale. Through the instrument, the students' conceptions about the theme throughout High School were raised. The data were evaluated by means of descriptive statistical methods (univariate analysis) and hierarchical group analysis (multivariate analysis). From this study we verified the existence of alternative conceptions about the subject, however, signs of significant learning were found when some students of the 2nd and 3rd grades were able to retrieve important information from the subject after having studied it formally in previous years. These students were able to recognize the applicability of various chemical elements in their daily life and presented coherent conceptions about the Periodic Table.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectTabela periódicapt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTeaching Chemestrypt_BR
dc.subjectPeriodic tablept_BR
dc.titleConcepções de tabela periódica: um estudo ao longo do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cicuto, Camila Aparecida Tolentino-
dc.contributor.referee1Pazinato, Maurícius Selvero-
dc.contributor.referee2Cicuto, Camila Aparecida Tolentino-
dc.contributor.referee3Martins , Márcio Marques-
dc.contributor.referee4Sudati, Jéssie Haigert-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO ensino de Tabela Periódica, na maioria das vezes, prioriza atividades de memorização de símbolos, propriedades periódicas, disposição dos elementos químicos e outros aspectos que difundem a concepção de que a Tabela Periódica deve ser memorizada. O fracasso de tal abordagem pode ser explicado pela Teoria da Assimilação por meio da Aprendizagem e Retenção Significativas, que destaca a importância das relações serem estabelecidas de maneira não arbitrária e não literal para que ocorra a aprendizagem significativa. Considerando o referencial teórico ausubeliano e as dificuldades de aprendizagem referentes à Tabela Periódica, realizou-se um estudo sobre este tema ao longo do Ensino Médio em uma Escola Pública na cidade de Dom Pedrito-RS. Metodologicamente, este estudo é classificado como misto e de caráter exploratório. Foram sujeitos da pesquisa 135 estudantes das três séries do Ensino Médio, sendo que, participaram alunos de seis turmas. Para isso, foi aplicado um questionário contendo três categorias e 27 afirmações julgadas por meio da escala Likert. Por intermédio do instrumento foram levantadas as concepções dos estudantes sobre o tema ao longo do Ensino Médio. Os dados obtidos foram avaliados por meio de métodos estatísticos descritivos (análise univariada) e pela Análise Hierárquica de Agrupamentos (análise multivariada). A partir deste estudo, verificou-se a existência de concepções alternativas sobre o tema, porém, indícios de aprendizagem significativa foram encontrados quando alguns estudantes da 2ª e 3ª séries conseguiram recuperar informações importantes do assunto após terem o estudado formalmente em anos anteriores. Estes estudantes foram capazes de reconhecer a aplicabilidade de diversos elementos químicos em seu cotidiano e apresentaram concepções coerentes sobre a Tabela Periódica.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

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