???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3105
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Denise | - |
dc.creator | Oliveira, Adriano Esteve | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-15T13:20:47Z | - |
dc.date.available | 2017-12-12 | - |
dc.date.available | 2018-06-15T13:20:47Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-04 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Adriano Esteve. Uma análise das metodologias de ensino de química publicadas em periódicos. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3105 | - |
dc.description.abstract | This work describes a bibliographical research, qualitative and exploratory, in which the purpose was to investigate articles published in journals indexed in the Teaching of Chemistry to identify which teaching methodologies are being developed. The research problems that guided this work were: What are the teaching methodologies most used in published articles in the area of Teaching Chemistry? Among the most used methodologies, what are the theoretical references that support this teaching method? In view of the problems presented above and in search of answers, six journals from the area of Chemistry and / or Science Teaching were elected in a period of ten years from 2007 to 2016. From this search, 23 articles were found. The use of the terms "Teaching Methodology", "Teaching Method" and / or "Teaching Strategy", in their titles, abstract and / or keywords, were used as selection criteria. For the analysis, we sought to know better these publications, from the place, the researchers, the year, for whom (level of education) as well as the thematic that these works were developed. We note that most publications have a variety of methodologies, which focus on the southeastern region of the country. As considerations, we have that the work brought to the teacher in formation a relevant contribution, at the moment that it is observed how can be developed the scientific concepts in the classroom. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Metodologias | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Chemistry teaching | pt_BR |
dc.subject | Methodologies | pt_BR |
dc.subject | Teaching strategies | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Ciências da natureza | pt_BR |
dc.subject | Natural Sciences | pt_BR |
dc.title | Uma análise das metodologias de ensino de química publicadas em periódicos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Pazinato, Maurícius Selvero | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho descreve uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, no qual o intuito foi averiguar artigos publicados em revistas indexadas no Ensino de Química para identificar quais as metodologias de ensino estão sendo desenvolvidas. Os problemas de pesquisa que orientaram este trabalho foram: (a) Quais as metodologias de ensino mais usadas em artigos publicados na área de Ensino de Química? (b) Dentre as metodologias mais utilizadas, quais são os referenciais teóricos que dão suporte para que este método de ensino seja empregado? Diante dos problemas expostos acima e em busca de respostas, elegeram-se, seis revistas da área do Ensino de Química e/ou Ciências, num período de dez anos 2007 a 2016. Desta busca, foram encontrados 23 artigos. Utilizou-se como critérios para a seleção, a existência dos termos: “Metodologia de ensino”, “Método de ensino” e/ou “Estratégia de ensino”, em seus títulos, resumo e/ou palavras chave. Para análise buscou-se conhecer melhor essas publicações, a partir do Ano de publicação, Localidade (região e estado) dos artigos, Nível de ensino, Conteúdo ou tema e Metodologia de ensino. Observamos que as publicações em sua maioria trazem metodologias variadas, sendo que a maior parte das publicações se concentra na região sudeste. Como considerações, temos que o trabalho trouxe ao professor em formação uma relevante contribuição, no momento que se observa como podem ser desenvolvidos os conceitos científicos em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Dom Pedrito | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Ciências da Natureza |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
ADRIANO ESTEVE OLIVEIRA.pdf | ADRIANO ESTEVE OLIVEIRA 2017 | 421.41 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???