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dc.contributor.advisor1Bica, Alessandro Carvalho-
dc.creatorBatista, Nathália Cabral Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-06-13T16:15:02Z-
dc.date.available2018-06-13-
dc.date.available2018-06-13T16:15:02Z-
dc.date.issued2017-07-07-
dc.identifier.citationBATISTA, Nathália Cabral Rodrigues. Universidade pública: uma discussão sobre as políticas de acesso na UNIPAMPA. 46 p. 2017. Monografia (Especialização em Educação e Diversidade Cultural) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3049-
dc.description.abstractLa implementación del sistema de cuotas raciales en las universidades públicas brasileñas es un proceso reciente, delicado y permeado por elipsis políticas, pedagógicas y administrativas. Este sistema fue adoptado de forma pionera por la Universidad Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), en el año 2003. Desde entonces ha sido objeto de mucho debate, especialmente en el ámbito académico y político, rodeado de mucha polémica y una gran disidencia. Con eso, con el objetivo de analizar cómo esa experiencia está ocurriendo, especialmente en su eficacia mientras acción afirmativa, fue realizado una investigación cuali-cuantitativa, en la Universidad Federal Pampa, Campus-Bagé, en el cual se aplicaron 147 cuestionarios en grados diversos en los cursos de Ingenierías y Licenciaturas. Este gran número de estudiantes encuestados proporciona diferentes puntos de vista dirigidos a las políticas de cuotas raciales. Así como, el análisis documental nos muestra las consecuencias institucionales de no tener un programa de monitoreo de la implementación de estas acciones afirmativas en la Universidad.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectUnipampapt_BR
dc.subjectCotas raciaispt_BR
dc.subjectAcciones afirmativaspt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectCuotas racialespt_BR
dc.titleUniversidade pública: uma discussão sobre as políticas de acesso na UNIPAMPApt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização Educação e Diversidade Cultural - 2ª Ediçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA implantação do sistema de cotas raciais nas universidades públicas brasileiras é um processo recente, delicado e permeado por reticências políticas, pedagógicas e administrativas. Esse sistema foi adotado de modo pioneiro pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, no ano de 2003. Desde então tem sido objeto de muito debates, principalmente no meio acadêmico e político, cercado de muita controvérsia e de um grande dissenso. Com isso, objetivando analisar como essa experiência está ocorrendo, especialmente em sua efetividade enquanto ação afirmativa, realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa, na Universidade Federal do Pampa, Campus-Bagé, na qual foram aplicados 147 questionários em diferentes cursos de Engenharias e Licenciaturas. Esse grande número de alunos pesquisados nos fornece diferentes pontos de vista direcionados às políticas de cotas raciais. Assim como, a análise documental nos mostra as consequências institucionais de não ter um programa de acompanhamento da efetivação dessas ações afirmativas na universidade citada.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Educação e Diversidade Cultural

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