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dc.contributor.advisor1 | Silva, Mateus Guimarães da | - |
dc.creator | Lima, João Victor Abreu de | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-07T11:26:18Z | - |
dc.date.available | 2018 | - |
dc.date.available | 2018-06-07T11:26:18Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, João Victor Abreu de. Inventário dos poluentes atmosféricos veiculares dos estados brasileiros. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3030 | - |
dc.description.abstract | The growth of urbanization, the lack of investment in public transport, the need to move faster and the incentives for vehicle production and consumption in the country, have influenced the significant increase in the use of automobiles. The inventory of emissions of atmospheric pollutants are strategic environmental management tools that measure emissions by specific sources in geographic area and determined interval of time. The development of the inventory is the initial stage for the implementation of programs aimed at improving air quality, as they verify the different sources of pollutants, identify the main pollutants emitted in an area, and make it possible to estimate the effects of atmospheric emissions on air quality. The objective of this work is to present estimates of emissions of vehicular air pollutants from Brazilian states, including greenhouse gases (N 2 O, CH 4 and CO 2 ) and local effect gases (CO, HC, NO x and PM) from light and heavy vehicular sources, of fleet circulating of the year 2016. There are several parameters that influence the quantity and composition of these emissions as vehicle model, year of manufacture, current fleet, engine power, type of maintenance given, conditions of use, round mileage, among others. In this way, it was necessary to obtain detailed information from the regulatory authorities to enable the development of the emissions inventory. The results indicate that the amount of gas produced by the country's vehicles is higher in the Southeast and South regions due to the size of its fleet. It was also confirmed that the substitution of conventional fuels for renewables, as well as the implementation of hybrid cars, can lead to a reduction in the emission of local and global effect gases. Therefore, even now being more financially expensive, the country needs to have a more sustainable vision, as these substitutions can bring benefits to the planet. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mudanças climáticas | pt_BR |
dc.subject | Fatores de emissões | pt_BR |
dc.subject | Frota veicular brasileira | pt_BR |
dc.subject | Climatic changes | pt_BR |
dc.subject | Emission factors | pt_BR |
dc.subject | Brazilian vehicle fleet | pt_BR |
dc.title | Inventário dos poluentes atmosféricos veiculares dos estados brasileiros | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2444757369508886 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6015685186618900 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.description.resumo | O crescimento da urbanização, a falta de investimento em transportes públicos, a necessidade de se locomover mais rápido e os incentivos à produção e consumo de veículos no país, tem influenciado o aumento significativo do uso de automóveis. O inventário de emissões de poluentes atmosféricos são ferramentas estratégicas de gestão ambiental que estimam as emissões por fontes específicas em área geográfica e intervalo de tempo determinado. O desenvolvimento do inventário é a etapa inicial para a implantação de programas voltados ao melhoramento da qualidade do ar, pois constatam as diferentes fontes contribuintes, identificam os principais poluentes emitidos em uma área, e possibilitam estimar os efeitos das emissões atmosféricas na qualidade do ar. O trabalho objetiva apresentar estimativas das emissões de poluentes atmosféricos veiculares dos estados brasileiros, compreendendo gases de efeito estufa (N 2 O, CH 4 e CO 2 ) e gases de efeito local (CO, HC, NO x e MP) oriundos de fontes veiculares leves e pesados, da frota circulante do ano de 2016. Há vários parâmetros que influenciam a quantidade e composição dessas emissões como modelo do veículo, ano de fabricação, frota circulante, potência do motor, tipo de manutenção dada, condições de utilização, quilometragem rodada, entre outros. Desta forma, foi necessário obter informações detalhadas das entidades reguladoras para possibilitar o desenvolvimento do inventário das emissões. Os resultados indicam que a quantidade de emissão de gases produzidos pelos veículos do país é maior nas regiões sudeste e sul, devido ao tamanho da sua frota. Também se confirmou que a substituição dos combustíveis convencionais pelos renováveis, assim como a implementação dos carros híbridos, pode acarretar na redução da emissão dos gases de efeito local e global. Portanto, mesmo hoje sendo financeiramente mais caro, o país precisa ter uma visão mais sustentável, pois estas substituições poderão trazer benefícios para o planeta. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Caçapava do Sul | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Engenharia Ambiental e Sanitária |
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Joao Victor Abreu de Lima - 2017.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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