???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3029
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Guterres, Marcelo Xavier | - |
dc.creator | Oliveira, Renan Peres de | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-07T11:26:06Z | - |
dc.date.available | 2018-06-06 | - |
dc.date.available | 2018-06-07T11:26:06Z | - |
dc.date.issued | 2015-01-29 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Renan Peres de. Avaliação da eficiência de aeroportos do sul e sudeste do Brasil por meio da aplicação de modelos de Análise por Envoltória de Dados (DEA). 58 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3029 | - |
dc.description.abstract | Recognition of the importance of the application of mathematical techniques aimed at measuring the efficiency of decision making units (DMUs) is gaining a greater role in the mathematical literature. In view of this, this paper deals with the use of mathematical models of data envelopment analysis (DEA) applied to southern and southeastern Brazil airports managed by Infraero, to evaluate their efficiencies, classify them as technical or scale efficiencies, understand the degree of inefficiency in the use of its inputs and outputs and find airports that can serve as benchmarks for the studied units. For this research, the inputs used for the chosen airports were: the apron area and the capacity of the terminals, both in square meters and the number of positions for the parking of aircrafts. The outputs considered were the transported annual load in kg and the annual movement of passengers. It can be concluded from the considered sample that airports had mostly high technical efficiency in its processes, with the airports of Congonhas, Curitiba, Florianopolis, Jacarepaguá, Rio de Janeiro and Vitória deserving special mention due do the fact of being the only airports both technical and scale efficient in the considered models. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Análise por envoltória de dados | pt_BR |
dc.subject | DEA | pt_BR |
dc.subject | Aeroporto | pt_BR |
dc.subject | Transporte aéreo | pt_BR |
dc.subject | Mathematical modeling | pt_BR |
dc.subject | Data envelopment analysis (DEA) | pt_BR |
dc.subject | Airports | pt_BR |
dc.subject | Transportation | pt_BR |
dc.title | Avaliação da eficiência de aeroportos do sul e sudeste do Brasil por meio da aplicação de modelos de Análise por Envoltória de Dados (DEA) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Albano, Cláudio Sonaglio | - |
dc.contributor.referee3 | Peralta, Carla Beatriz da Luz | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.description.resumo | O reconhecimento da importância da aplicação de técnicas matemáticas visando a mensuração da eficiência entre unidades tomadoras de decisão (DMUs) tem adquirido um espaço cada vez maior na literatura. Em vista disso, este trabalho lida com o uso de modelos matemáticos de análise por envoltória de dados (DEA) aplicados aos aeroportos do sul e sudeste do Brasil gerenciados pela Infraero, objetivando avaliar as suas eficiências, classificá-las como técnicas ou de escala, entender o grau de ineficiência na utilização de seus inputs e outputs e encontrar aeroportos que possam servir como benchmarks para as unidades estudadas. Para a realização desta pesquisa foram utilizados como inputs para os aeroportos: a área do pátio e a capacidade do terminal, ambos em metros quadrados, e o número de posições destinadas ao estacionamento de aeronaves. Como outputs, foram consideradas a movimentação de carga anual em kg, e a movimentação anual de passageiros. Pôde-se concluir sobre a amostra considerada que os aeroportos apresentaram em sua maioria uma alta eficiência técnica em seus processos, tendo os aeroportos de Congonhas, Curitiba, Florianópolis, Jacarepaguá, Rio de Janeiro e Vitória destacado-se como os únicos aeroportos detentores de eficiências técnica e de escala nos modelos considerados. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Engenharia de Produção |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
TCC Renan Oliveira 2015.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???