???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3006
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Martins, Claudete da Silva Lima-
dc.creatorBrião, Ricardo Costa-
dc.date.accessioned2018-06-06T17:53:18Z-
dc.date.available2018-05-09-
dc.date.available2018-06-06T17:53:18Z-
dc.date.issued2017-07-13-
dc.identifier.citationBRIÃO, Ricardo Costa. Trabalhando a formação de professores a partir de práticas inovadoras que contemplem a interdisciplinaridade. 54 p. 2017. Monografia (Especialização em Educação e Diversidade Cultural) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3006-
dc.description.abstractThe present study was developed in a state public school in Bagé, RS, Brazil, in the perspective of action research, supported by the research mechanisms: questionnaire, interview, focus group and field journal; All submitted to discursive textual analysis, developed and applied collaboratively during the first semester of 2017. The objective of this research was to map the existence of interdisciplinary practices developed by teachers in the school, to discuss interdisciplinarity in the form of continuous teacher training and to build a proposal that was applied to elementary school students (9th grade) and high school students (1st, 2nd and 3rd years). Interdisciplinarity was a guiding element for the continuous formation of teachers where a proposal was developed with intense participation of teachers and students, which provided transformations in the pedagogical making of several individuals. The proof that there is a possibility of working in an interdisciplinary method was presented in the affirmation that the maintainer needs to provide the basic essential elements for its execution and that an interdisciplinary practice is the result of collaborative work from its genesis to the final evaluation. The discussions during the development stages of the work are very important. The results show that the institution presents work experience in an integrated method, which may be a path to interdisciplinarity, it was necessary to gradually bring clarification and expand studies on concepts of interdisciplinarity in order to elucidate the theme, the resistance of subjects can be managed with dialogue and listening to teachers' needs. The pedagogical mechanisms that educational professionals used to carry out the proposals were innovative because they required a constant movement among those involved, included all those who participated in the workshops and encouraged the students’ constant participation. The teachers ended up breaking with traditional teaching and sought, through interdisciplinarity, to develop a new proposal focused on the subject's learning in a qualitative and participative method where by adopting a new attitude towards work in school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleTrabalhando a formação de professores a partir de práticas inovadoras que contemplem a interdisciplinaridadept_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Diana Paula Salomão de-
dc.contributor.referee3Jobim, André Vinícius Mossate-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização Educação e Diversidade Cultural - 2ª Ediçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido em escola pública estadual de Bagé – RS na perspectiva de pesquisa-ação, apoiada pelos mecanismos de pesquisa: questionário, entrevista, grupo focal e diário de campo; todos submetidos a análise textual discursiva, desenvolvida e aplicada de forma colaborativa durante o primeiro semestre de 2017. O objetivo da pesquisa foi mapear a existência de práticas interdisciplinares desenvolvidas por professores na escola, discutir a interdisciplinaridade na forma de formação continuada de professores e construir uma proposta que foi aplicada em estudantes do Ensino Fundamental séries finais (9º anos) e estudantes de Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos). A interdisciplinaridade foi elemento norteador de formação continuada de professores onde desenvolveu-se uma proposta com intensa participação de professores e estudantes o que proporcionou transformações no fazer pedagógico de vários indivíduos. A comprovação de que existe a possibilidade de se trabalhar de forma interdisciplinar esteve presente na afirmativa de que a mantenedora precisa fornecer os elementos essenciais básicos a sua execução e que uma prática interdisciplinar é resultado de trabalho colaborativo desde sua gênese até a avaliação final, assim sendo, as discussões durante as etapas de desenvolvimento dos trabalhos são muito importantes. Os resultados obtidos sinalizam que a instituição apresenta experiência em trabalho de forma integrada, o que pode ser um caminho até a interdisciplinaridade, houve a necessidade de aos poucos trazer esclarecimentos e ampliar estudos sobre conceitos de interdisciplinaridade com finalidade de elucidar a temática, a resistência dos sujeitos pode ser administrada com diálogo e escuta das necessidades dos professores. Os mecanismos pedagógicos que os profissionais da educação utilizaram para a realização das propostas conferiram caráter inovador uma vez que exigiram um constante movimento entre os envolvidos, incluíram a todos que participaram das oficinas e fomentaram constante participação dos estudantes. Os professores acabaram por romper com o ensino tradicional e buscaram, a través da interdisciplinaridade, desenvolver uma nova proposta centrada na aprendizagem do sujeito de forma qualitativa e participativa onde pela adoção de uma nova postura frente ao trabalho na escola.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Educação e Diversidade Cultural

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Mono Ricardo Brião 2017.pdf604.65 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???