???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2984
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.creatorRodrigues, Gerusa Camargo-
dc.date.accessioned2018-06-04T14:04:45Z-
dc.date.available2018-05-29-
dc.date.available2018-06-04T14:04:45Z-
dc.date.issued2016-12-12-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Gerusa Camargo. Investigação matemática na perspectiva da resolução de problemas. 70 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2984-
dc.description.abstractThe present work approaches the methodology of resolving the problems in the education of mathematics allied to the use of scenarios of investigation. It is presented a bibliographic review that permeates concepts about what is to solve problems, how it is classified and what is a good problem, in addition to present a brief discussion about the related problems. Still in the theoretical framework, it is discussed the role of the mathematics investigation in the solution of problems and how this process can and should be allied to the scenarios of investigation. For the accomplishment of the research, it was defined two institutions of education as a field of investigation, one of the state network with students from the Normal Course and another from the Mathematics Course – Graduation of the Universidade Federal do Pampa. In the implementation of activities, it was accomplished observations in class and after, applied an initial questionnaire with the aim to draw the profile of the classes. According to the knowledge of reality of the classes and planned activities, they were applied. The evaluation of the activity by the students occurred by applying a final questionnaire and, from these data it is analyzed the performance of the participants in the resolution of problems. Finally the qualitative data of the research are presented, appealing to the quantification of the questionnaires applied, as well as the good use of the participants in the resolution of problems.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResolução de problemapt_BR
dc.subjectProblema correlatopt_BR
dc.subjectFunçõespt_BR
dc.subjectInvestigação matemáticapt_BR
dc.subjectCenários para investigaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectResolution of problempt_BR
dc.subjectRelated problempt_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.subjectMathematics investigationpt_BR
dc.subjectScenarios for investigationpt_BR
dc.subjectMathematicpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleInvestigação matemática na perspectiva da resolução de problemaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a metodologia de resolver problemas no ensino de matemática aliada ao uso dos cenários de investigação. É apresentada uma revisão bibliográfica que perpassa conceitos sobre o que é resolver problemas, como são classificados e o que é um bom problema, além de apresentar uma breve discussão sobre problemas correlatos. Ainda no referencial teórico é discutido o papel da investigação matemática na resolução de problemas e como esse processo pode e deve ser aliado aos cenários de investigação. Para a realização da pesquisa foram definidas duas instituições de ensino como campo de investigação, uma da rede estadual com alunos do Curso Normal e outra do Curso de Matemática – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa. Na execução das atividades foram realizadas observações em aula e depois, aplicado um questionário inicial com o objetivo de traçar o perfil das turmas. A partir do conhecimento da realidade das turmas e planejadas as atividades, as mesmas foram aplicadas. A avaliação da atividade pelos discentes ocorreu pela aplicação de um questionário final e, a partir desses dados é analisado o desempenho dos participantes na resolução dos problemas. Finalmente os dados qualitativos da pesquisa são apresentados, recorrendo-se à quantificação dos questionários aplicados, bem como do aproveitamento dos participantes na resolução dos problemas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Gerusa Rodrigues.pdf1.43 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???