???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2954
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rêgo, Zíla Letícia Goulart Pereira | - |
dc.creator | Ribeiro, Maitê Dias | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-18T17:06:07Z | - |
dc.date.available | 2018-05-18 | - |
dc.date.available | 2018-05-18T17:06:07Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-09 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Maitê Dias. Literatura no ensino fundamental II: experiências de letramento literário na E.M.E.F São Pedro. 67 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras – Português / Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2954 | - |
dc.description.abstract | Con el título Literatura en la enseñanza fundamental II: experiencias de literacidad literario en la E.M.E.F. São Pedro el presente trabajo tiene por objetivo describir y analizar los proyectos de literacidad literaria desarrollados dentro de los años finales de la enseñanza fundamental en la E.M. São Pedro por el grupo de becarios del Subprojeto Letras-Portugués/ PIBID /Unipampa, campus Bagé, evaluando, por consecuencia, el proceso de iniciación a la docencia propiciado por estas acciones. El desarrollo de esa investigación se volvió a los estudios relacionados a las prácticas de literacidad literaria en la formación de lectores con foco en los desafíos que involucran el abordaje de la lectura literaria en la Enseñanza Fundamental, visto que en esta etapa de la educación la misma está presente de manera diluida dentro de las clases de portugués. Partimos de un panorama histórico de las concepciones acerca del espacio de la literatura en este contexto escolar en los principales documentos de la legislación educacional nacional, así como en obras con foco en el desarrollo de metodologías de inserción de la literatura en los años finales de la enseñanza primaria. Dentro de este panorama, describimos proyectos desarrollados por el grupo del subprojeto Letras /PIBID en la E.M.E.F. São Pedro, complementando con testimonios de la comunidad escolar y de becarios que actuaron en el subprojeto. A partir del cruzamiento de esas informaciones, evaluamos el alcance de las acciones para el desarrollo del literacidad literaria en la escuela e hicimos una reflexión sobre desafíos y conquistas que esa experiencia de iniciación a la docencia nos proporcionó mientras futuros docentes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Literary literacy | - |
dc.subject | Elementary School | - |
dc.title | Literatura no ensino fundamental II: experiências de letramento literário na E.M.E.F São Pedro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o título “Literatura no ensino fundamental II: experiências de letramento literário na E.M.E.F. São Pedro”, o presente trabalho tem por objetivo descrever e analisar os projetos de letramento literário desenvolvidos dentro nos anos finais do ensino fundamental na E.M. São Pedro pelo grupo de bolsistas do Subprojeto Letras-Português/ PIBID /Unipampa, campus Bagé, analisando, por consequência, o processo de iniciação à docência propiciado por estas ações. O desenvolvimento dessa pesquisa voltou-se aos estudos relacionados às práticas de letramento literário na formação de leitores com foco nos desafios que envolvem a abordagem da leitura literária no Ensino Fundamental, visto que nesta etapa da educação a mesma está presente de maneira diluída dentro das aulas de Português. Partimos de um panorama histórico das concepções acerca do espaço da literatura neste contexto escolar nos principais documentos da legislação educacional nacional, assim como em obras voltadas ao desenvolvimento de metodologias de inserção da literatura nos anos finais do ensino fundamental. Dentro deste panorama, descrevemos projetos desenvolvidos pelo grupo do subprojeto Letras /PIBID na E.M.E.F. São Pedro, complementando com depoimentos da comunidade escolar e de bolsistas que atuaram no subprojeto. A partir do cruzamento dessas informações, avaliamos o alcance dessas ações para o desenvolvimento do letramento literário na escola e refletimos sobre desafios e conquistas que essa experiência de iniciação à docência nos proporcionou enquanto futuros docentes. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
TCC Maitê Ribeiro 2016.pdf | 920.5 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???