???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2936
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Marins, Ida Maria Morales-
dc.creatorSavia Vidales, Antonella Romina-
dc.date.accessioned2018-05-16T19:39:41Z-
dc.date.available2017-12-06-
dc.date.available2018-05-16T19:39:41Z-
dc.date.issued2017-12-06-
dc.identifier.citationSAVIA VIDALES, Antonella Romina. Gênero notícia digital na escola: uma proposta didática. 43p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2936-
dc.description.abstractLa presente investigación surge con el objetivo general de discutir y proponer una práctica pedagógica para el trabajo con el género noticia digital. Los objetivos específicos son: hacer revisión bibliográfica de los fundamentos teóricos relativos a la investigación; presentar una propuesta didáctica con el género noticia digital para ser utilizada en clases de lengua. Para este Trabajo de Conclusión de Curso partimos de una investigación cualitativa, anteriormente realizada, que tuvo como objetivo saber si ocurre y cómo ocurren las actividades con el género noticia digital en la escuela. Al percibir que esas actividades no suceden, la investigación continuó volcada al interés en crear una propuesta, vía secuencia didáctica, para abordar el género noticia digital en la escuela. La intención de presentar una propuesta didáctica surgió del cuestionamiento: ¿cómo trabajar con el género noticia digital valiéndose de los aparatos tecnológicos en la escuela? Partimos del abordaje teórico sobre géneros textuales de Marcuschi (2008), el aporte de Lages (2000) y Alves Filho (2011) acerca del género noticia. También abordamos las cuestiones relativas al género noticia digital, en Jorge (2007). El aporte metodológico que guía este trabajo es la secuencia didáctica de Dolz y Schneuwly (2004). La propuesta didáctica presentada fue pensada para ser desarrollada en el 6º año de la enseñanza fundamental. Se seleccionaron noticias digitales, disponibles en diarios de acceso gratuito, y creadas actividades para ser realizadas con los alumnos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectGênero notícia digitalpt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.subjectSecuencia didácticapt_BR
dc.subjectGénero noticia digitalpt_BR
dc.subjectPropuesta didácticapt_BR
dc.titleGênero notícia digital na escola: uma proposta didáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa surge com o objetivo geral de discutir e propor uma prática pedagógica para o trabalho com o gênero notícia digital. Os objetivos específicos são: fazer revisão bibliográfica dos fundamentos teóricos atinentes à pesquisa; apresentar uma proposta didática com o gênero noticia digital para ser utilizada em sala de aula. Para este Trabalho de Conclusão de Curso partimos de uma pesquisa qualitativa, anteriormente realizada, que teve como objetivo saber se ocorre e como ocorrem as atividades com o gênero notícia digital na escola. Ao perceber que essas atividades não acontecem, a pesquisa continuou voltada ao interesse em criar uma proposta, via sequência didática, para abordar o gênero notícia digital na escola. A intenção de apresentar uma proposta didática surgiu do questionamento: como trabalhar com o gênero notícia digital valendo-se dos aparatos tecnológicos na escola? Partimos da abordagem teórica dos gêneros textuais de Marcuschi (2008), o aporte de Lages (2000) e Alves Filho (2011) acerca do gênero notícia. Também abordamos as questões atinentes ao gênero notícia digital, em Jorge (2007). O aporte metodológico que guia este trabalho é a sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004). A proposta didática apresentada foi pensada para ser desenvolvida no 6º ano do ensino fundamental. Foram selecionadas notícias digitais, disponibilizadas por jornais de acesso gratuito, e criadas atividades para serem realizadas com os alunos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
AntonellaSavia2017.pdfAntonella Romina Savia Vidales 20171.03 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???