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dc.contributor.advisor1Benetti, Daniela Vanila Nakalski-
dc.creatorRosa, Beatriz Modernel da-
dc.date.accessioned2018-05-16T12:22:17Z-
dc.date.available2018-05-16-
dc.date.available2018-05-16T12:22:17Z-
dc.date.issued2017-11-27-
dc.identifier.citationROSA, Beatriz Modernel da. Assédio moral: estudo de caso nas Secretarias da Fazenda e da Administração no Município de Santana do Livramento. Santana do Livramento: Unipampa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2930-
dc.description.abstractIn a changes context organizacionais inthe private and public extent, economicalreflexes have been and, mainly,underthe behavior and the interpersonalinteraction, which they can or not tof avor the appearance of diseases ofwork, more specifically, than the moralsiege. Therewith this inquiry has as I aimto check the influence of the moral siege, inside a public organization, reg ardingthe behavior of the servants, inSantana's Local authority of the Release– Rio Grande do Sul, more specifically inthe General offices of the Farm and ofthe Administration. Like proce edingmetodológico, it is the question of a casestudy of descriptive hallmark withqualitative an d quantitative approach, where the profile of the sample includestaken examinations servants, posts incommission and probationers. The datacollection was carried out through theapplicati on of questionnaires, which, subsequently, were analysed throughthe Excel and, also, for stati sticalmethods like absolute and relativefrequency. Among the results it waspossible to show up what the majorityaffirms there is not this practic e in themiddle of work, while a minoritydescribes done attitudes, generally, forpersons of sup erior posts, which can beconsidered by the victims as a moralsiege. Standing out, the importa nce ofan efficient management of persons anda bigger enlargement on the subject inpublic ext ent, in the form minimizing soand avoiding this practice that returns if damaging to the victim , to anenvironment of work, as well as, theefficiency in the realization of dailyactivities.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectAssédio moralpt_BR
dc.subjectOrganizações públicaspt_BR
dc.titleAssédio moral: estudo de caso nas Secretarias da Fazenda e da Administração no Município de Santana do Livramentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Luiz Edgar Araújo-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEm um contexto de mudanças organizacionais no âmbito privado e público, têm-se reflexos econômicos e, principalmente, sob o comportamento e a interação interpessoal, que podem ou não favorecer o aparecimento de doenças de trabalho, mais especificamente, do assédio moral. Com isso, essa pesquisa tem como objetivo verificar a influência do assédio moral, dentro de uma organização pública, em relação ao comportamento dos servidores, no Município de Santana do Livramento – RS, mais especificamente nas Secretarias da Fazenda e da Administração. Como procedimento metodológico, trata-se de um estudo de caso de cunho descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa, onde o perfil da amostra inclui servidores concursados, cargos em comissão e estagiários. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionários, que, posteriormente, foram analisados por meio do Excel e, também, por métodos estatísticos como frequência absoluta e relativa. Dentre os resultados foi possível evidenciar que a maioria afirma não existir essa prática no meio de trabalho, enquanto uma minoria descreve atitudes feitas, geralmente, por pessoas de cargos superiores, que podem ser consideradas pelas vítimas como assédio moral. Ressaltando assim, a importância de uma gestão de pessoas eficiente e uma maior ampliação sobre o tema em âmbito público, de forma a minimizar e evitar essa prática que torna- se prejudicial à vítima, ao ambiente de trabalho, bem como, a eficiência na realização de atividades cotidianas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão Pública

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