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dc.contributor.advisor1Carvalho, Mauricio Nunes Macedo de-
dc.creatorMello, Thayse Gonçalves de-
dc.date.accessioned2018-05-14T11:46:05Z-
dc.date.available2018-05-11-
dc.date.available2018-05-14T11:46:05Z-
dc.date.issued2017-12-08-
dc.identifier.citationMELLO, Thayse Gonçalves de. Estudo da metodologia Seis Sigma através da ferramenta DMAIC: projeto piloto de implantação em uma indústria cimenteira. 76 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2900-
dc.description.abstractThe pursuit of excellence in processes, delivery of high quality products and services and meeting customer requirements is only possible if organizations use methods and tools that aim to continuously improve the quality and standardization of all stages of their production processes or service provision. The Six Sigma methodology introduced in the manufacturing sector by Motorola in the 1980s brings a new approach to the use of quality management tools to improve customer satisfaction, reduce costs and continually improve processes. The present study is characterized as a mixed research, since it will be based on quantitative and qualitative data to base its conclusions, having as main tool of approach the data collection. The data will be collected through software, Excel spreadsheets and interviews in a cement factory located in the Gaucho Region. Informal interviews, surveys and analysis of causes of bottlenecks were carried out in the process of loading the main product produced by the factory, responsible for the area of logistics, with the help of quality tools to carry out each DMAIC stage. It is concluded that the main impacts in the increase of the customer service time come from the loading and queuing process occur in the same place on days of meteorological instability, the causes were raised and the suggestions for improvements presented, but for improvement of the process is investment by the organization. Therefore, the steps for the design and implementation of the Six Sigma methodology have been completed. As a suggestion for future research, studies on clinker addition processes in the area of cement milling and analysis and survey of problems in the bagging area, specifically in the bag weighing activity after the bagging process of the cement to verify the bags with weight variability beyond that established.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectSeis Sigmapt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectMelhoria de processospt_BR
dc.subjectDMAICpt_BR
dc.titleEstudo da metodologia Seis Sigma através da ferramenta DMAIC: projeto piloto de implantação em uma indústria cimenteirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee2Garbin, Fernanda Gobbi de Boer-
dc.contributor.referee3Peralta, Carla Beatriz da Luz-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoA busca da excelência em processos, entrega de produtos e serviços de alta qualidade e atendimento aos requisitos do cliente só é possível se as organizações utilizarem de métodos e ferramentas que tenham como objetivo a melhoria contínua da qualidade e padronização de todas etapas dos seus processos produtivos ou de prestação de serviços. A metodologia Seis Sigma, introduzida no setor produtivo pela empresa Motorola na década de 80, traz uma nova abordagem da utilização de ferramentas de gestão da qualidade para beneficiamento nos resultados de satisfação do cliente, redução de custos e melhoria contínua dos seus processos. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa mista, pois irá basear-se em dados quantitativos e qualitativos para fundamentar suas conclusões, tendo como principal ferramenta de abordagem o levantamento de dados. Os dados serão coletados através de softwares, planilhas Excel e entrevistas em uma fábrica do ramo cimenteiro localizada na Região Gaúcha. Foram realizadas entrevistas informais, levantamento e análise de causas de gargalos no processo carregamento do principal produto produzido pela fábrica, setor de responsabilidade da área de logística, responsável por este, com o auxílio de ferramentas da qualidade para execução de cada etapa DMAIC. Conclui-se que os principais impactos no aumento do tempo de atendimento ao cliente são provenientes do processo de carregamento e enlonamento ocorrer no mesmo local em dias de instabilidade meteorológica, as causas foram levantadas e as sugestões de melhorias apresentadas, porém para aperfeiçoamento do processo é necessário investimento por parte da organização. Sendo assim, as etapas para o projeto e implantação da metodologia Seis Sigma foram concluídos. Como sugestão para pesquisas futuras vislumbram-se realizar estudos nos processos de adição de clinquer na área de Moagem de Cimento e análise e levantamento de problemas na área de Ensacadeira, especificamente na atividade de pesagem dos sacos após o processo de ensacamento do cimento para verificação do rejeito de sacos com variabilidade de peso além do estabelecido.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Produção

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