???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2885
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Soares, Maria Arlita da Silveira-
dc.creatorPerceval, Valéria Oliveira-
dc.date.accessioned2018-05-11T12:14:21Z-
dc.date.available2018-
dc.date.available2018-05-11T12:14:21Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPERCEVAL, Valéria Oliveira. Conteúdos de álgebra linear: metanálise de pesquisas na área da educação matemática. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2885-
dc.description.abstractThis work presents an analysis of the considerations about the teaching and learning process of linear systems, matrices and determinants present in researches in the area of Mathematics Education. For this, it was based on the ideas of Ponte, Branco and Matos on the development of the algebraic thought and in the theory of the Registers of Semiotic Representation, developed by Duval, as far as the mathematical learning. The methodological option was a qualitative research in the form of a meta-analysis, since it allows to broaden the theoretical knowledge of the subject investigated, as well as opens the way for future studies. The mapping of the articles was done through a search in the electronic addresses of the journals and in the annals of the ENEM event, fourteen (14) articles were analyzed in detail. Through the data analysis, it was verified that most of the mapped articles sought to develop and analyze activities developed with students of Basic Education. As for algebraic thinking, the authors did not dedicate themselves to analyzing what characteristics of this thought were developed in the course of the research. It is understood that the productions can give more attention to the characteristics of this thought, in particular, in the elaboration of the teaching sequence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPensamento algébricopt_BR
dc.subjectRepresentações semióticaspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectAlgebraic thinkingpt_BR
dc.subjectSemiotic representationspt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.titleConteúdos de álgebra linear: metanálise de pesquisas na área da educação matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9707432902958414pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103885429038868pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise quanto as considerações acerca do processo de ensino e aprendizagem de sistemas lineares, matrizes e determinantes, presentes em pesquisas da área da Educação Matemática. Para tal, fundamentou-se nas ideias de Ponte, Branco e Matos sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico e na teoria dos Registros de Representação Semiótica, desenvolvida por Duval, quanto a aprendizagem Matemática. A opção metodológica foi uma pesquisa qualitativa na forma de uma Metanálise por entender que esta possibilita ampliar o conhecimento teórico do tema investigado, bem como abre caminhos para a realização de estudos futuros. O mapeamento dos artigos realizou-se por meio de uma busca nos endereços eletrônicos dos periódicos e nos anais do evento ENEM, foram analisados detalhadamente quatorze (14) artigos. Por meio da análise dos dados, verificou-se que a maioria dos artigos mapeados buscou desenvolver e analisar atividades desenvolvidas com os estudantes da Educação Básica. Quanto ao pensamento algébrico, os autores não se dedicaram a analisar quais características deste pensamento foram desenvolvidas no decorrer das pesquisas. Entende-se que as produções podem dar mais atenção para as características deste pensamento, em particular, na elaboração das sequência de ensino.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Valéria Oliveira Perceval - 2017.pdf1.28 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???