Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2876
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Soares, Maria Arlita da Silveira-
dc.creatorTrindade, Stephanie da Silva-
dc.date.accessioned2018-05-10T14:46:59Z-
dc.date.available2018-
dc.date.available2018-05-10T14:46:59Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationTRINDADE, Stephanie da Silva. Análise das propriedades dos conjuntos numéricos e operações identificadas em livros didáticos do Ensino Fundamental. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2876-
dc.description.abstractThis research has as a guiding question to identify how the numerical sets are treated in the textbooks, elaborated for the Initial Years (4th and 5th Year) and Final Years of Elementary School, regarding the historical aspects and studies of the properties. In order to substantiate the question we sought theoretical basis in the ideas of Caraça; and Moreira, regarding the historical aspects of the expansion of the numerical sets, and in the ideas of Ripoll, Rangel and Giraldo; Moreira; and Almeida, in relation to the properties of each set. The methodological choice is a qualitative research and the data produced were analyzed according to the Content Analysis steps. The source of data production is the textbooks from the 4th to the 9th Year, approved by the PNLD / 2016 (Initial Years) and PNLD / 2017 (Final Years), elaborated by the same author. The analysis of the data allowed to conclude that the approach of numerical sets in Elementary School does not meet the suggestions of the researchers listed for the theoretical basis of this work, as: succession as the basis for the set of natural, the historical approach to the construction of integers, density of rational in the real, historical aspects that served as a landmark for the construction of the irrational, the real relationship and numbered straight, among other related aspects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConjuntos numéricospt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectNumerical setspt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.titleAnálise das propriedades dos conjuntos numéricos e operações identificadas em livros didáticos do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4892344282803135pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103885429038868pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como questão norteadora identificar de que forma os conjuntos numéricos são tratados nos livros didáticos, elaborados para os Anos Iniciais (4º e 5ºAno) e Anos Finais do Ensino Fundamental, no que tange aos aspectos históricos e estudos das propriedades. Para fundamentar a questão buscou-se fundamentação teórica nas ideias de Caraça; e Moreira, quanto aos aspectos históricos da ampliação dos conjuntos numéricos, e nas ideias de Ripoll, Rangel e Giraldo; Moreira; e Almeida, em relação às propriedades de cada conjunto. A escolha metodológica é de uma pesquisa qualitativa e os dados produzidos foram analisados segundo as etapas da Análise de Conteúdo. A fonte de produção de dados são os livros didáticos do 4º ao 9ºAno, aprovados pelo PNLD/2016 (Anos Iniciais) e PNLD/2017 (Anos Finais), elaborados pelo mesmo autor. A análise dos dados permitiu concluir que a abordagem dos conjuntos numéricos no Ensino Fundamental não atende às sugestões dos pesquisadores elencados para a fundamentação teórica deste trabalho, quanto: a sucessão como base para o conjunto dos naturais, a abordagem histórica da construção dos inteiros, a densidade dos racionais nos reais, os aspectos históricos que serviram de marco para a construção dos irracionais, a relação reais e reta numerada, entre outros aspectos relacionados.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências Exatas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Stephanie da Silva Trindade - 2017.pdf1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.