???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2813
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bozzetto, Adriana | - |
dc.creator | Viegas, Rayssa Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-26T13:11:46Z | - |
dc.date.available | 2018-04-19 | - |
dc.date.available | 2018-04-26T13:11:46Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-12 | - |
dc.identifier.citation | VIEGAS, Rayssa Fernandes. Pais e filhos aprendendo música juntos: a experiência em um grupo de extensão em práticas vocais coletivas. 66 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2813 | - |
dc.description.abstract | This study was aimed to comprehend the aspects and movements of musical learning of parents and children in a collective vocal practice group with the family and music learning as the central thematic. The coursework had the extension group of vocal practices from the Federal University of Pampa, in the city of Bagé, as its empiric field and it was divided in two groups: the adults and the child-juvenile. My concern, while a researcher in training, was born of the meeting between the research field and the possibility to comprehend the learning process, opening the eyes of parents and children that learn music in the same context. The study is structured within the approach of qualitative research, at the Music Education field, chez a sociological perspective. At this stance, observations of the vocal practice group and interviews with parents were made. The narrative of the interviewed families revealed the importance that music has with the social, cognitive and educational formation of its children, indicating the desire of maintaining them at the vocal practice group. The families also revealed educational process built into the family routine, involving musical references for the children and the construction of music taste, attentive to the diversity of ways that children are learning music. At this point, this study intends to contribute to the revelation of musical socializations aspects at family, expectations related to the study developed at the extension group and prospects into continuity at musical learning, supported by the studies of Bozzetto (2012; 2015), Setton (2002; 2005; 2015) and Souza (2004). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Famílias | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem musical | pt_BR |
dc.subject | Processos educativos | pt_BR |
dc.subject | Práticas vocais coletivas | pt_BR |
dc.subject | Pais e filhos aprendendo música | pt_BR |
dc.title | Pais e filhos aprendendo música juntos: a experiência em um grupo de extensão em práticas vocais coletivas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bozzetto, Adriana | - |
dc.contributor.referee2 | Reck, André Müller | - |
dc.contributor.referee3 | Teixeira, Lúcia Helena Pereira | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo teve como objetivo compreender aspectos e movimentos da aprendizagem musical de pais e filhos no contexto de um grupo de práticas vocais coletivas, tendo como temática central família e aprendizagens musicais. O trabalho teve como campo empírico o grupo de extensão em práticas vocais da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, subdividido em dois grupos: dos adultos e do grupo infanto-juvenil. Meu interesse, enquanto pesquisadora em formação, nasceu do encontro com o campo de pesquisa e a possibilidade em compreender processos de aprendizagem, abrindo o olhar para pais e filhos que aprendem música no mesmo contexto. O trabalho é construído dentro da abordagem qualitativa de pesquisa, no campo da Educação Musical, com enfoque sociológico. Nessa perspectiva, foram realizadas observações dos ensaios do grupo de práticas vocais e entrevistas com os pais. As narrativas das famílias entrevistadas revelaram a importância que a música tem para a formação social, cognitiva e educacional de seus filhos, apontando o desejo de continuidade no grupo de práticas vocais. As famílias também revelaram processos educativos construídos na rotina familiar, envolvendo referenciais musicais para os filhos e construção do gosto musical, atentos às diversas formas como as crianças estão aprendendo música. Nessa direção, esse trabalho deseja contribuir para revelar aspectos da socialização musical em família, expectativas em relação ao trabalho desenvolvido no grupo de extensão e perspectivas de continuidade da aprendizagem musical, apoiado nos estudos de Bozzetto (2012; 2015), Setton (2002; 2005; 2015) e Souza (2004). | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Música |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
TCC Rayssa Viegas.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???