???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2808
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silva, Rafael Rodrigues da-
dc.creatorSilva, Rafael Gonçalves Oliveira da-
dc.date.accessioned2018-04-26T13:10:31Z-
dc.date.available2018-04-18-
dc.date.available2018-04-26T13:10:31Z-
dc.date.issued2017-12-12-
dc.identifier.citationSILVA, Rafael Gonçalves Oliveira da. A técnica como conteúdo nas práticas de ensino particular de acordeom: um estudo exploratório. 75 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2808-
dc.description.abstractThis research aims to understand how musical technique contents are selected and taught in the accordion private lessons curriculum. To do so, the methodology is based on case study method was chosen to approach the pedagogical practices of an accordion teacher working in the city of Bagé in Brazil. For the data generation, filmed observations and semi-structured interviews were conducted to cover both observable actions and the meanings attributed by the teacher to them. As theoretical reference, was adopted the educational research interpretative perspective as enunciated by Pérez Gómez (1998). As a result of this research it's possible to affirm that the selection of technical content in the teaching practice of this particular teacher is based on the articulation between the teacher's musical experience, the interests of students, the consideration of practices between an accordionists community and the available didactic materials. About the teaching practices of this contents, a series of teacher and students interactions were identified and categorized into three axes: Verbal / Symbolic, Physical and Sound. This exploratory study can be considered as a contribution it helps to question the idea of technique in the musical-pedagogical practices and to present analysis categories ot yet explored by the literature on the subject. It can also instigate other studies that dialogue with teaching and learning of accordion and technical contents in general, thus contributing to a growing literature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAcordeompt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTécnicapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectInstrumento musicalpt_BR
dc.subjectSeleção de conteúdos técnicospt_BR
dc.titleA técnica como conteúdo nas práticas de ensino particular de acordeom: um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Silva , Rafael Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Lopardo, Carla Eugenia-
dc.contributor.referee3Reck , André Müller-
dc.contributor.referee4Daenecke , Elaine Martha-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo compreender como ocorre a seleção e o ensino de conteúdos relacionados a técnica musical no currículo das aulas particulares de acordeom. Para tanto, foi escolhida como metodologia de pesquisa o estudo de caso único no qual abordei as práticas pedagógicas de um professor de acordeom atuante na cidade de Bagé-RS. Para a geração de dados foram realizadas observações registradas em vídeos e entrevista semiestruturada para abarcar tanto as ações observáveis quanto os sentidos atribuídos pelo professor para elas. Como referencial teórico foi adotada a perspectiva interpretativa de investigação educativa tal como enunciada por Pérez Gómez (1998). Como resultado da pesquisa concluo que a seleção de conteúdos técnicos na prática docente do professor pesquisado decorre da articulação entre a vivência musical do professor, a vivência e os interesses dos alunos, da consideração de práticas comumente adotadas por uma comunidade de acordeonistas e dos materiais didáticos disponíveis. Quanto ao ensino desses conteúdos, foram identificados uma série de interações entre professor e alunos que, a partir da análise, foram categorizadas em três eixos: Verbal/ Simbólico, Físico e Sonoro. Este estudo exploratório pode ser considerado como uma contribuição no sentido de problematizar a ideia de técnica nas práticas musico-pedagógicas e levantar categorias de análise ainda não exploradas pela literatura sobre o tema. Também podem instigar outros estudos que dialoguem com ensino e aprendizado de acordeom e de conteúdos técnicos em geral, contribuindo, assim, para crescente literatura.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Música

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC RAFAEL OLIVEIRA 2017.pdf901.02 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???