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dc.contributor.advisor1 | Simioni, Taíse | - |
dc.creator | Pereira, Patrícia Azambuja | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-24T16:49:09Z | - |
dc.date.available | 2018-04-24 | - |
dc.date.available | 2018-04-24T16:49:09Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-25 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Patrícia Azambuja. Variação linguística no livro de 8º ano de língua inglesa da coleção Alive!: da variação fonético-fonológica à estilístico-pragmática. 39 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2794 | - |
dc.description.abstract | The present work analyzes the English coursebook of the Alive! collection used in the eighth grade of a public school in the city of Bagé-RS. Our objective with this analysis is to verify what are the levels of linguistic variation present in the material, as well as the social factors that can help in the identification of the variation levels. A total of four levels of variation proposed by Bagno (2007) are identified: phonetic-phonological; syntactic; lexical and stylistic-pragmatic. In addition to these four levels, the material approaches spelling variation, also known as orthographic variation, even though it is not part of the levels proposed by the author. As for social factors, only three are identified: geographical origin; socioeconomic status and social networks. It is observed that, among the levels of variation, the phonetic-phonological variation was more prominent, present in 40% of the cases. As for the social factors, the prominence of the variety according to the geographic origin is present in 74% of the cases. Moreover, we verified that the morphological and semantic variation is not addressed, as well as the factors: degree of schooling; age; sex and the labor market. Thus, we find that although the material approaches different varieties, it is still needed to expand the range of knowledge of the students so that they do not simply assume that the language will vary only according to the place where it is spoken or yet, that the varieties are restricted to the accent of each region. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.subject | Variação linguística | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Alive! | pt_BR |
dc.subject | Bagé | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Variação fonético-fonológica | pt_BR |
dc.title | Variação linguística no livro de 8º ano de língua inglesa da coleção Alive!: da variação fonético-fonológica à estilístico-pragmática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa o livro didático de língua inglesa da coleção Alive! utilizado no oitavo ano de uma escola pública da cidade de Bagé-RS. Nossa análise teve como objetivo verificar quais são os níveis de variação linguística presentes no material, assim como os fatores sociais que podem auxiliar na identificação dos níveis de variação. Foi identificado um total de quatro níveis de variação propostos por Bagno (2007): fonético-fonológico; sintático; lexical e estilístico-pragmático. Além desses quatro níveis, o material abordou a spelling variation, também conhecida como variação ortográfica, mas que não faz parte dos níveis propostos pelo autor. Quanto aos fatores sociais, foram identificados apenas três: origem geográfica; status socioeconômico e redes sociais. Observou-se que, dentre os níveis de variação, houve maior destaque à variação fonético-fonológica, presente em 40% dos casos. Quanto aos fatores sociais, é notório o destaque da variação de acordo com a origem geográfica, presente em 74% dos casos. Além disso, verificamos que a variação morfológica e a semântica não foram abordadas, assim como os fatores: grau de escolarização; idade; sexo e mercado de trabalho. Dessa forma, verificamos que, embora o material aborde diferentes variedades, ainda é necessário ampliar o leque de conhecimento dos alunos para que não se limitem a crer que a língua irá variar apenas de acordo com o local onde se fala ou então que as variedades estão restritas ao accent de cada região. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
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TCC Patrícia Pereira 2017.pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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