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dc.contributor.advisor1Silva, Thiago Santos da-
dc.creatorMotta , Tayne Melo-
dc.date.accessioned2018-04-24T11:46:56Z-
dc.date.available2018-04-20-
dc.date.available2018-04-24T11:46:56Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.identifier.citationMOTTA, Tayne Melo. A voz delas: uma análise de representações sobre mulheres em canções sertanejas interpretadas por mulheres. 2017. . Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras- Português e Literaturas de Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2767-
dc.description.abstractdel Análisis Crítico del Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), los resultados de una investigación cualitativa que tuvo como meta analizar representaciones sobre mujeres en canciones sertanejas interpretadas por mujeres en períodos distintos (1980; 1990 y 2010). Además, el estudio buscó identificar qué opciones lingüísticas fueron responsables de las representaciones, explorando el vocabulario utilizado, así como verificar si esas representaciones cambiaron de un período a otro y, en caso afirmativo, de qué manera. El corpus de la investigación fue constituido por letras de canciones sertanejas de las cantantes Roberta Miranda y Marília Mendonça, pertenecientes, respectivamente, a los períodos denominados "sertanejo romántico" y "sertanejo universitario". El estudio descrito aquí se ajusta al Análisis Crítico del Discurso (ACD), que es un enfoque teórico-metodológico que propone y utiliza la concepción tridimensional del discurso, la cual muestra que las tres dimensiones (texto, práctica discursiva y práctica social) se interrelacionan, siendo la práctica discursiva lo que hace la mediación entre el texto y la práctica social "(OLIVEIRA, CARVALHO, 2013). El corpus fue analizado a partir de seis campos semánticos, siendo ellos sentimentalismo; abnegación, mujer perdida; la racionalidad; independencia y mujer decidida. El análisis de las canciones reveló que hubo un considerable cambio en las representaciones sobre las mujeres de un período para el otro. La mujer representada en las canciones de la cantante Marília Mendonça, no es la misma mujer representada en las canciones de Roberta Miranda. La primera, aunque todavía sufre por amor, tiene actitudes racionales y no le importa quedarse solo, ya no necesita el papel masculino para sentirse completa. Sus composiciones exponen, en suma, un sujeto lírico empoderado, que tiene autonomía del propio cuerpo y una actitud contraria a las de la sociedad patriarcal, o sea, es opuesta a las actitudes demostradas por las canciones de Roberta Miranda, a las que la mujer priorizaba las relaciones, aunque ellos no fueran buenos y se renunciaba colocando al hombre en primer lugar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectMúsica sertanejapt_BR
dc.subjectAnálise crítica do discursopt_BR
dc.subjectRoberta Mirandapt_BR
dc.subjectMarília Mendonçapt_BR
dc.titleA voz delas: uma análise de representações sobre mulheres em canções sertanejas interpretadas por mulherespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Thiago Santos da-
dc.contributor.referee2Teixeira, Isabel Cristina Ferreira-
dc.contributor.referee3Geribone, Viviane de Vargas-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal mostrar, através da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), os resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como meta analisar representações sobre mulheres em canções sertanejas interpretadas por mulheres em períodos distintos (1980; 1990 e 2010). Além disso, o estudo buscou identificar quais escolhas linguísticas foram responsáveis pelas representações, explorando o vocabulário utilizado, bem como verificar se essas representações mudaram de um período para outro e, em caso afirmativo, de que maneira. O corpus da pesquisa foi constituído por letras de canções sertanejas das cantoras Roberta Miranda e Marília Mendonça, pertencentes, respectivamente, aos períodos denominados “sertanejo romântico” e “sertanejo universitário”. O estudo descrito aqui se encaixa na Análise Crítica do Discurso (ACD), a qual é uma abordagem teórico-metodológica que propõe e utiliza a concepção tridimensional do discurso, a qual mostra que as três dimensões (texto, prática discursiva e prática social) “estão inter-relacionadas, sendo a prática discursiva aquilo que faz a mediação entre o texto e a prática social” (OLIVEIRA; CARVALHO, 2013). O corpus foi analisado a partir de seis campos semânticos, sendo eles sentimentalismo; abnegação, mulher perdida; racionalidade; independência e mulher decidida. A análise das canções revelou que houve uma considerável mudança nas representações sobre as mulheres de um período para o outro. A mulher representada nas canções da cantora Marília Mendonça, não é a mesma mulher representada nas músicas da Roberta Miranda. A primeira, embora ainda sofra por amor, tem atitudes racionais e não se importa em ficar só, ela não precisa mais do papel masculino para sentir- se completa. Suas composições expõem, em suma, um sujeito lírico empoderado, que tem autonomia do próprio corpo e uma atitude contrária às da sociedade patriarcal, ou seja, é oposta às atitudes demonstradas pelas canções de Roberta Miranda, as quais a mulher priorizava os relacionamentos, embora eles não fossem bons e renunciava-se colocando o homem em primeiro lugar.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

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TCC Tayne Motta 2017.pdf365.68 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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