???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2733
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Oliveira, Gilnara da Costa Corrêa-
dc.creatorGoulart, Desiré Menezes Leal-
dc.date.accessioned2018-04-18T14:37:56Z-
dc.date.available2018-04-17-
dc.date.available2018-04-18T14:37:56Z-
dc.date.issued2016-12-20-
dc.identifier.citationGOULART, Desiré Menezes Leal. A evasão na EJA: as vozes dos estudantes evadidos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Ary Couto (Bagé, RS). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2733-
dc.description.abstractThis paper aims to perform a research in order to identify the main issues of school dropouts in the Elementary School of Young and Adult Education Sistem (EJA) at Prof. Ary Couto public elementary school from Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil. Starting from a data survey conducted by PNAD (National Sample Survey of Households) and IBGE (Brazilian Institute of Geometry and Statistics) with the most recent numbers of school dropouts and a historical trajectory of EJA in Brazil, than following by the specifics of teaching young and adults. The methodology of research applied in this paper is also based on the work of Health Communitary Agent (Agente comunitário de saúde), conducted by the researcher in the public health city network, taking action in the neighborhood in which the school is located. The results go for an account that exalts the student’s voice in a status of evasion, allowing reflections on the best measures to be taken and the most difficult aspects to be transposed by those excluded from the school system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.titleA evasão na EJA: as vozes dos estudantes evadidos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Ary Couto (Bagé, RS)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo realizar uma pesquisa a fim de identificar as causas da evasão escolar no Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Ary Couto do município de Bagé, no Rio Grande do Sul. Pretende-se colaborar para adoção de medidas político-pedagógicas no espaço escolar, corroborando para a atuação de um corpo docente coerente e apto para o trabalho específico de formação de jovens e adultos. Partindo de um levantamento de dados realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística com os números mais recentes da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos, prosseguiu-se com um percurso histórico da trajetória da EJA no Brasil e especificidades de ensino voltadas para a Educação de jovens e adultos. A metodologia aplicada na pesquisa se utilizou da análise de conteúdo dos resultados obtidos por meio de um trabalho de campo, tendo em vista uma avaliação qualitativa. Baseou-se também no próprio trabalho de Agente de Saúde, realizado pela pesquisadora na rede pública de saúde do município, com atuação no bairro em que a escola se situa. Como instrumento para a coleta de dados foi adotada a entrevista. O resultado é um relato que exalta a voz dos próprios alunos em estado de evasão, possibilitando reflexões a respeito das melhores medidas a serem tomadas e os aspectos mais difíceis a serem transpostos por àqueles excluídos do sistema escolar. Os relatos obtidos apontam ainda para a insuficiência de políticas públicas de manutenção da EJA e de permanência na escola, de maneira que taxas de evasão escolar tomam cada vez maiores proporções em função das prioridades econômico-culturais assumidas pelos alunos. PALAVRAS-pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Tcc Desiré Goulart 2016.pdf372.55 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???