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dc.contributor.advisor1Marchesan, Gustavo-
dc.creatorGoettems, Mateus Felipe-
dc.date.accessioned2018-04-17T13:46:12Z-
dc.date.available2018-04-16-
dc.date.available2018-04-17T13:46:12Z-
dc.date.issued2017-12-08-
dc.identifier.citationGOETTEMS, Mateus Felipe. Construção de uma engrenagem magnética coaxial. 42 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2710-
dc.description.abstractMechanical gears are widely used in virtually any system involving a rotating machine and a load, are of vital importance for the processes in which they are inserted, mainly in Wind Generation to approximate the speed of the turbine the speed of the generator. The magnetic gear to the permanent magnets on which this work is based, transmits torque without mechanical contact, so the problems due to friction are solved as well as the complications arising from the operation at high speeds. They also have greater durability and reliability, as well as the inherent protection in case of overload. In order for the torque transmission from one rotor to another to be possible and optimal, the rotors must have the same number of poles. However, in order to obtain non-unitary transmission ratios, we must have a different number of poles in the two rotors (external and internal). This makes it necessary to use the modulators whose role is to allow in certain parts of the air gap the flow is greater and in other parts the flow is greatly attenuated. The proper choice of the number of modulators ensures that in this distorted field in the air gap there is a field harmonic with the same number of poles of the other rotor thus enabling the magnetic coupling. This magnetic gear uses permanent magnets, so the ratio of the shaft speeds is constant, being determined by the division between the number of poles of the external and internal rotors. Analytical and numerical models, more specifically, Computational Finite Element Method (using the Maxwell ANSYS program) were used to understand the physical phenomena involved and the design of prototypes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectEngenharia de energias renováveispt_BR
dc.subjectEngrenagens-magnéticaspt_BR
dc.subjectRelação de transmissãopt_BR
dc.subjectModuladorespt_BR
dc.subjectÍmãs permanentespt_BR
dc.subjectGeração eólicapt_BR
dc.titleConstrução de uma engrenagem magnética coaxialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Neves, Carlos Guilherme Costa-
dc.contributor.referee1Marchesan, Gustavo-
dc.contributor.referee2Neves, Carlos Guilherme Costa-
dc.contributor.referee3Paz, Martin Cruz Rodríguez-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoAs engrenagens mecânicas são amplamente utilizadas em praticamente qualquer sistema que envolva uma máquina rotativa e uma carga, sendo de importância vital para os processos nos quais estão inseridas, principalmente em Geração Eólica para aproximar a velocidade da turbina a velocidade do gerador. A engrenagem magnética à ímãs permanentes no qual este trabalho se baseia, transmite torque sem contato mecânico, logo os problemas devido ao atrito são solucionados bem como as complicações decorrentes da operação em altas velocidades. Também apresentam durabilidade e confiabilidade maiores, além da proteção inerente em caso de sobrecarga. Para que a transmissão de torque de um rotor para outro seja possível e ótima, os rotores devem possuir o mesmo número de pólos. Contudo, para obtermos relações de transmissão não unitárias, devemos ter uma quantidade diferente de pólos nos dois rotores (externo e interno). Com isso faz-se necessária a utilização dos moduladores cujo papel é permitir que em certas partes do entreferro o fluxo seja maior e em outras partes o fluxo seja bastante atenuado. A escolha adequada do número de moduladores garante que neste campo distorcido no entreferro haja uma harmônica de campo com o mesmo número de pólos do outro rotor possibilitando assim o acoplamento magnético. Esta engrenagem magnética utiliza imãs permanentes, portanto a relação das velocidades dos eixos é constante, sendo determinada pela divisão entre o número de polos dos rotores externos e internos. Foram utilizados modelos analíticos e numéricos, mais especificadamente, o Método de Elementos Finitos Computacional (usando o programa ANSYS Maxwell) para compreensão dos fenômenos físicos envolvidos e dimensionamento de protótipos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Energias Renováveis e de Ambiente

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