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dc.contributor.advisor1Peralta, Carla Beatriz da Luz-
dc.creatorRosa, Bruna Hobuss da-
dc.date.accessioned2018-04-13T19:16:11Z-
dc.date.available2018-04-13-
dc.date.available2018-04-13T19:16:11Z-
dc.date.issued2017-06-26-
dc.identifier.citationROSA, Bruna Hobuss da. Aplicação de princípios e ferramentas do Lean healthcare no Hospital Santa Maria. 54 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2695-
dc.description.abstractLe istituzioni sanitarie, come gli ospedali, stanno cercando di migliorare gestione interna e procedure per aumentare la propria competitività. Così nasce il Lean Healthcare, dove Baker e Taylor (2009) sottolineano il fatto che la filosofia Lean, applicata ai sistemi sanitari, è in grado di regolare il processo, migliorare l'esperienza dei pazienti e del personale durante il trattamento e contribuire positivamente al budget. In linea con ciò, questo lavoro ha lo scopo di proporre raccomandazioni per i miglioramenti alla soluzione di problemi nell'Ospedale Santa Maria, attraverso i principi e gli strumenti del Lean Healthcare. Per questo, il lavoro si caratterizza come una ricerca-azione, un tipo di ricerca con base empirica che è stata progettata e realizzata in stretta associazione con un'azione per la risoluzione di un problema coletivo. Per determinare la sequenza di passi da seguire nello studio, sono state definite le procedure metodologiche come ad esempio: definizione del problema, comprensione della situazione attuale, identificazione degli sprechi, proposta di miglioramenti, interiorizzazione dell’apprendimento e l’implemetazione delle soluzioni iniziali. I risultati sono stati ottenuti attraverso lo sviluppo dei Value Stream Mapping dei settori, identificati dei rifiuti, proponendo miglioramenti e soluzioni nel piano d'azione. Alcune azioni sono state attuate inizialmente, e mostrato il guadagno acquisito nel lead time con l'applicazione di tutto il piano. Un rapporto A3 è stato sviluppato per illustrare il lavoro ed i miglioramenti ottenuti con l'uso di processi Lean.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectLean healthcarept_BR
dc.subjectMapeamento do fluxo de valorpt_BR
dc.subjectHospital Santa Mariapt_BR
dc.titleAplicação de princípios e ferramentas do Lean healthcare no Hospital Santa Mariapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Peralta, Carla Beatriz da Luz-
dc.contributor.referee2Silveira, Caio Marcello Recart da-
dc.contributor.referee3Carvalho, Maurício Nunes Macedo de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoAs instituições de saúde, tais como os hospitais, vêm buscando melhorar suas operações, dentro da sua gestão, para incrementar a competitividade. Neste contexto, diversos hospitais têm buscado técnicas adotadas na manufatura para solucionar seus problemas. Assim surge o Lean Healthcare, onde Baker e Taylor (2009) enfatizam o fato de que a filosofia Lean aplicada em sistemas de saúde é capaz de ajustar os processos, melhorar a experiência dos pacientes e da equipe durante o tratamento e, contribuir positivamente com o orçamento. Em consonância com estes argumentos, o presente trabalho tem como objetivo principal propor recomendações de melhorias para a solução de problemas no Hospital Santa Maria, por meio dos princípios e ferramentas da abordagem Lean Healthcare. Para isto, o trabalho é caracterizado como uma pesquisa-ação, um tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Para determinar a sequência de etapas a ser seguida no estudo, definiram-se os procedimentos metodológicos como: definir o problema, compreender a situação atual, identificar os desperdícios, propor melhorias e implementar as soluções iniciais. Os resultados foram obtidos por meio do desenvolvimento de mapeamentos de fluxo do valor dos setores, sendo identificados nestes os desperdícios, propondo melhorias e soluções no plano de ação. Algumas ações foram implantadas inicialmente, e evidenciado o ganho adquirido em lead time com a aplicação de todo o plano. Um relatório A3 foi desenvolvido para ilustrar o trabalho e as melhorias obtidas pelo uso do Lean em processos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Produção

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TCC Bruna Rosa 2017.pdf2.01 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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